ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Prédios de São Paulo: Galeria Metrópole

Com bares e boates badalados, a luxuosa galeria foi ponto de encontro nos anos 1960

27 de janeiro de 2014 | 0h 17
Cley Scholz
A maior concentração de lojas da América Latina. Assim foi anunciado, no dia 21 de junho de 1960, o Centro Metropolitano de Compras, na Praça Dom José Gaspar, entre as avenidas São Luís, Ipiranga e Rua Sete de Abril.  

O Estado de S.Paulo - 21/6/1960


O centro comercial, onde funcionou por muitos anos o Cine Metrópole, era um ponto de luxo nos anos 1960 e começo dos anos 1970, com bares tomados por universitários. O anúncio de lançamento mostra carros sofisticados e um público elegante nas varandas do prédio. Ainda era apenas um projeto para ser entregue em 28 meses, mas as obras estavam em andamento '24 horas por dia'. O texto destacava os 1.200 metros de vitrines, 14 escadas rolantes 'para subir e para descer', boate, 'bar americano e grill room' e cinema para 1.200 pessoas. Além disso, 80 conjuntos para escritórios servidos por cinco elevadores, 20 mil metros quadrados de lojas e 100 metros de frente para três ruas. 

>>Veja outros prédios da série


Em 1974, a galeria começou apresentar sinais de decadência. Num mercado que pedia diferenciação, suas lojas padronizadas deixaram de ser competitivas. Nesse período, a violência no centro de São Paulo também cresceu, afetando todo o comércio da região. Veja no 'Páginas Selecionadas', como a Metrópole sofreu com o problema da segurança e “passou a ser uma constante no noticiário policial”.

Em 1981, a revitalização da praça D. José Gaspar, a recuperação das calçadas e o novo planejamento de jardinagem, com floreiras que cortavam a Av. São Luís, prometiam dar uma nova cara ao centro e reanimar o comércio da galeria. Hoje, o conjunto abriga agências de turismo, lojas e restaurantes e experimenta o movimento de revalorização do centro de São Paulo. 

>>O prédio hoje

Páginas selecionadas pelo Editor

Viu essa página?

Capas históricas: 11 de setembro

Pesquise e acesse todas as edições do jornal Capas históricas: 11 de setembro

Veja a edição completa de 12/11/2001

Tópicos
ver todos