ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Prédios de São Paulo: Garagem Riachuelo

Inaugurado em 1960, edifício-garagem no Centro já sinalizava a carência de vagas na cidade

19 de maio de 2014 | 12h 17
Cley Scholz
São Paulo enfrenta um problema crônico de falta de vagas para estacionar. E o problema é antigo. O edifício-garagem Riachuelo foi lançado em 23 de agosto de 1960. O anúncio, publicado no Estado na data de inauguração, dizia: "A garagem automática elevada representa o mais moderno sistema de estacionamento para automóveis.Um dos 10 elevadores especiais, fabricados por Elevadores Atlas, levam seu carro ao seu box, onde ele permanece à salvo de qualquer risco, até o momento que você vá buscá-lo. Não há rampas e só você toca no seu automóvel".


O Estado de S.Paulo - 23/8/1960



>>O prédio hoje 


A Garagem Central Riachuelo funciona até hoje. Edifícios-garagem e estacionamentos subterrâneos estão entre as proposta mais frequentes para diminuir o déficit de vagas para carros na capital. Confira, abaixo, no 'Páginas Selecionadas' alguns desses projetos.


>> Acompanhe a série 'Prédios de São Paulo' 


Os planos mais recentes incluem a construção das garagens subterrâneas sob o Mercado Municipal, a Rua 25 de Março e a Praça Roosevelt, no centro, através de Parceria Público-Privada (PPP). A garagem subterrânea do Terminal Pinheiros é outro exemplo. Com estimativa de conclusão até o final de junho deste ano, o espaço também tem como objetivo estimular o uso do transporte público por pessoas que costumam andar de automóvel, em virtude da facilidade de integração com ônibus da São Paulo Transporte (SPTrans), Metrô e CPTM. No total, 26 linhas, somando 356 ônibus, já funcionam no Terminal Pinheiros, o mais novo do sistema municipal. O alvo são principalmente pessoas que moram em bairros da zona oeste, como Butantã e Pinheiros, e trabalham em outros pontos da cidade ou da Região Metropolitana, segundo a Prefeitura. 



Páginas selecionadas pelo Editor

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos