ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Prédios de São Paulo: Higienópolis

Anunciado em 1948 como o mais luxuoso da cidade era entregue com acabamento requintado

31 de dezembro de 2013 | 12h 31
Cley Scholz

O mais luxuoso prédio de São Paulo, financiado a longo prazo. Assim era anunciado, dia 5 de dezembro de 1948, o Edifício Higienópolis, na esquina da rua Sabará com a Avenida Higienópolis.

O Estado de S. Paulo - 5/12/1948

O anúncio listava dez motivos para comprar apartamentos no local, entre eles os ‘preços mais baratos de São Paulo’, o que é surpreendente nos dias atuais, pois o bairro tornou-se um dos mais valorizados da cidade (leia abaixo mais sobre a região publicada nas páginas do Estado). Entre outras vantagens, o escritório de vendas Mesquita Sampaio listava a facilidade para pagamento, elevadores modernos ‘em número de quatro’ e uma garagem para cada apartamento - o que hoje tornou-se uma desvantagem, pois o número de veículos por família aumentou em relação à época. 

>> Conheça outros prédios da série

Os detalhes dos apartamentos eram bem diferentes dos que são anunciados nos dias atuais: “Acabamento finíssimo: revestimento interno todo em gesso; louça sanitária inglesa; esquadrias de ferro; persianas ‘Flichet’; peitoris de mármore; fogões a gás; armários embutidos em todos os dormitórios”. O anúncio prometia também entrega dentro do prazo: “Provavelmente ainda este ano.”

>> Veja o prédio hoje

# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine

Páginas selecionadas pelo Editor

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos