ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Prédios de São Paulo: Hotel Ca'd'Oro

Primeiro cinco estrelas da cidade, hotel hospedou o presidente Figueiredo e o tenor Pavarotti

27 de março de 2014 | 12h 03
Cley Scholz

No dia 15 de julho de 1965, o Gran Hotel Cad'Oro anunciou no Estado a abertura das portas do primeiro cinco estrelas de São Paulo. O fundador, Fabrizio Guzzoni (1920-2005), já tinha desde 1953 o restaurante Cad'Oro, na Rua Barão de Itapetininga. Três anos mais tarde o hotel de mesmo nome abriu as portas na Rua Basílio da Gama. Em 1965 o empresário inaugurou o prédio sofisticado com estacionamento e piscina panorâmica na Rua Augusta que deu fama ao Ca'd'Oro.

O Estado de S.Paulo -15/7/1965


Nas décadas seguintes, o hotel tornou-se ponto de encontro de autoridades, intelectuais e artistas. O pintor
Di Cavalcanti  chegou a morar durante alguns meses no hotel e o poeta Vinicius de Moraes era figura conhecida no bar do hotel.


>> Acompanhe a série 'Prédios de São Paulo'


Como mostram as matérias, abaixo, no 'Páginas Selecionadas', dois ex-presidentes já despacharam das suítes do Ca'd'Oro. O vice-presidente Marco Maciel, como presidente em exercício, em 1996,durante uma viagem do presidente Fernando Henrique Cardoso. João Baptista Figueiredo, quando submeteu-se a tratamento em São Paulo, em 1984.

Em 1991, o Ca'd'Oro reformou uma das suas luxuosas suítes para melhorar acomodar o tenor Luciano Pavarotti (1935-2007). E aproveitou sua estadia para fazer uma divertida campanha institucional. O anúncio dizia “Pela primeira vez , um hotel inteiro vai torcer para seu hóspede cantar no chuveiro.”

A partir da segunda metade dos anos 1970 a região central da cidade começou a se deteriorar, com os anos, o hotel entrou em decadência, diante da competição com outros mais modernos em novas regiões da cidade. Fechou as portas em 2009.


>>O prédio hoje

Aproveitando processo de valorização do Baixo Augusta, a família associou-se à incorporadora Brookfield e anunciou a volta do Ca'd'Oro em um megaempreendimento, em 2011. O novo empreendimento tem o conceito "mixed use',  além do hotel e restaurante, contará com conjuntos comerciais e apartamentos residenciais.

Páginas selecionadas pelo Editor

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos