ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Prédios de São Paulo: Hotel Hilton

Por mais de 30 anos Hilton da Avenida Ipiranga foi referência de serviços de hotelaria na cidade

09 de junho de 2014 | 10h 01
Cley Scholz

Inaugurado em 1971, o Hilton Hotel foi um dos símbolos da metrópole por mais de 30 anos. O anúncio de página dupla, publicado no Estado do dia 3 de março de 1971, chamava a atenção para o clima de festa oferecido aos turistas e para marca Hilton, referência internacional em hotelaria.

O Estado de S.Paulo - 3/3/1971


O compositor Tom Zé imaginou, na época, uma cena de ciúmes do Edifício Itália com a chegada do vizinho "nascido redondo pra chamar a atenção". Localizados um em frente ao outro, e podendo ser vistos do Terraço Itália, o Hilton e o Copan formam uma das mais famosas paisagens arquitetônicas de São Paulo.


>>O prédio hoje 



Confira, abaixo, no 'Páginas Selecionadas' como o Hilton, da Avenida Ipiranga 165, foi por 3 décadas uma referência em padrão de atendimento e conforto. Inaugurado em 1 de outubro de 1971, o charmoso cinco estrelas, além de oferecer uma estrutura de hospedagem de alto padrão, dispunha de um espaço para convenções, teatro e shows, um restaurante que oferecia jantares dançantes e outro que oferecia serviço de chá da tarde. Na torre em forma de cilindro com 34 andares e 390 apartamentos também funcionavam um cinema e um agitado bar e discoteca, o 'The London Tavern', ponto de encontro na noite paulistana na década de 1970.


>>  Acompanhe a série 'Prédios de São Paulo' 


Com o passar dos anos, o Hilton entrou em decadência e acabou fechando as portas. Parou de funcionar neste endereço em 2004. Mudou-se para a região do Brooklin Novo, onde funciona com o nome Hilton São Paulo Morumbi. O prédio circular foi reformado e alugado para o Tribunal de Justiça de São Paulo para hospedar a Seção de Direito Público.

A fachada foi preservada, em cumprimento ao decreto de tombamento, assim como os jardins do 10º andar, com assinatura de Burle Marx. Mas as antigas banheiras brancas foram removidas, dando lugar a armários e estantes abarrotadas de processos.

Páginas selecionadas pelo Editor

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos