ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Prédios de São Paulo: Hotel São Paulo

O primeiro hotel a ter banheiro em cada quarto foi transformado em habitação popular

13 de janeiro de 2014 | 12h 32
Cley Scholz

O hotel de estilo neoclássico de 18 andares, 15 mil m² e 220 luxuosos apartamentos foi inaugurado em maio de 1946 e alcançou o auge nos anos 1950 e 1960, quando recebeu o então presidente francês Charles de Gaulle.


O Estado de S.Paulo - 12/6/1946





Empreendimento da cadeia hoteleira Othon, na época, o imóvel era o preferido de políticos e celebridades.Com paredes revestidas de mármore italiano travertino, marcou a história da hotelaria na cidade ao ser o primeiro a oferecer banheiro em todos os quartos. Veja no 'Páginas Selecionadas' como, no final da década de 70, as obras do metrô provocaram a queda do movimento de hóspedes e o hotel entrou em decadência.



>>Veja outros prédios da série



O prédio acabou invadido depois de anos de desocupação. Em 2000, temendo novas investidas do movimento dos sem-teto, os proprietários aceitaram vender o imóvel por R$3 milhões. Em 2002 veio a salvação, com um projeto de recuperação custeado pelo Programa de Arrendamento Residencial, desenvolvido pela Caixa Econômica Federal (CEF) e pela Prefeitura.


Os quartos do hotel foram transformados em unidades habitacionais, e parte do imóvel foi destinado ao uso comunitário para 152 famílias carentes, que receberam financiamento para compra.A localização do prédio é excelente: perto da Estação Anhangabaú do metrô e do terminal de ônibus Bandeira. O preço médio foi de R$ 28.440 por unidade.



Veja mais:

O prédio hoje


Páginas selecionadas pelo Editor

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos