ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Prédios de São Paulo: IBM

Prédio, inaugurado em 1976, passou a concentrar as atividades da empresa americana na cidade

27 de novembro de 2014 | 10h 46
Liz Batista

Tecnologia e arquitetura se fundiam no anúncio de lançamento do Edifício Sede da IBM em São Paulo, publicado no Estado de 18 de outubro de 1977. A publicidade da Construtora Loyo S.A. dizia que o imóvel oferecia "todas as condições técnicas para facilitar a tarefa daquela grande empresa”.

O Estado de S.Paulo- 18/10/1977


>> Veja o prédio hoje 

O anúncio mostrava como a construtora buscou contemplar as necessidades da empresa  na concepção dos espaços do prédio, ao mesmo tempo em que projetava uma estrutura que refletia a modernidade presente nas soluções tecnológicas desenvolvidas pela gigante americana da área de informática. “O mundo está ficando cada vez mais complexo. A cada dia, o homem enfrenta novos desafios que lhe exigem o máximo para o encontro de soluções. Há muitos anos, a IBM está possibilitando a descoberta dessas soluções, através da perfeição dos seus equipamentos e sistemas. Para realizar este trabalho, ela necessita de locais absolutamente adequados”, explicava. O texto seguia dizendo que o imóvel, “um edifício cuidadosamente planejado. São 45.177 m² de área construída, onde, em cada detalhe, está presente a moderna tecnologia que marca todas as obras da Loyo”, estava entre os quatro prédios da empresa assinados pela construtora, que já havia erguido o Centro de Treinamento de Executivos, no Rio e construiria os edifícios da IBM em Recife e Fortaleza.

>> Acompanhe a série 'Prédios de São Paulo'

O edifício, criado pelo arquiteto Gian Carlo Gasperini e inaugurado em 1976,  pode ser visto de longe por quem passa pela Avenida Vinte e Três de Maio sentido Centro, é parte da paisagem arquitetônica de São Paulo. Ali, na Rua Tutoia, 1157, com vista panorâmica do parque do Ibirapuera, a empresa, que antes tinha seus escritórios espalhados por nove endereços diferentes  na cidade, passou a concentrar suas atividades. As diferentes áreas da empresa foram distribuídas pelos 86,6 mil m² de área construída do prédio. As grandes fachadas de vidro com recortes nas extremidades, responsáveis pelo impacto visual do prédio, servem para recolher a água pluvial e a redireciona para para o sistema da Vinte e Três de Maio, cerca de 11 metros abaixo da terra. A sede de São Paulo é o principal centro gerador de negócios da IBM da América Latina. 

Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine 

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos