ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Prédios de São Paulo: Itapetininga

Em 1930, o Lux Hotel, que até hoje funciona no local, oferecia 'água quente a qualquer hora'

07 de abril de 2014 | 12h 34
Cley Scholz
O Lux Hotel, no centro de São Paulo, funciona no Edifício Itapetininga, um antigo prédio perto da esquina da Alameda Barão de Limeira com a Avenida São João, em frente à Praça Júlio Mesquita. O anúncio de lançamento do Itapetininga, publicado na edição do dia 11 de julho de 1930, oferecia "os mais modernos apartamentos, ricamente mobiliados, com instalação sanitária de luxo, aquecedor central fornecendo água quente a qualquer hora".


O Estado de S.Paulo - 11/7/1930




A publicidade destacava também que os 11 andares eram servidos por três elevadores "da afamada marca Suissa". No subsolo, na época, estava instalado o restaurante Gruta Vermelha, "o restaurante mais luxuoso de São Paulo". "Já foram alugados 20 apartamentos a pessoas distintas e de grande destaque na nossa sociedade", informava o texto.  



>> Acompanhe a série 'Prédios de São Paulo'




Hoje, o Lux Hotel tem site na internet e rede sem fio para os hóspedes.  Mas, o charme do bairro de Santa Ifigênia não é mais o mesmo. O local sofreu com o processo de degradação que atingiu o Centro de São Paulo. Veja no 'Páginas Selecionadas'  como a Praça  Júlio Mesquita, onde está o Itapetininga, refletiu a falta de segurança e cuidados com a região. Em 2012, começaram a surgir projetos de revitalização para a fonte monumental da Praça Júlio Mesquita. Criação da escultora Nicolina Vaz, a fonte, que foi feita em mármore e bronze e data de 1925, é chamada de “chafariz das lagostas” por causa dos ornamentos. 



>>O prédio hoje


Situado próximo de atrações turísticas como complexo cultural Júlio Prestes, a Pinacoteca do Estado e o Museu de Arte Sacra, além de vários outros pontos interessantes do centro histórico, o Lux segue se beneficiando de sua localização. 

Páginas selecionadas pelo Editor

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos