ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Prédios de São Paulo: Jardim das Américas

Em 1964, anúncio de imóvel na Av. Brigadeiro Luís Antônio prometia 'sossego no centro da cidade'

22 de setembro de 2014 | 11h 29
Liz Batista

Sossego no centro da cidade!”, prometia o anúncio do Edifício Jardim das Américas, publicado no Estado de 08 de outubro de 1964. O empreendimento da  Imóveis e Incorporações Arão Sahm S/A, localizado na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 1892 na Bela Vista, oferecia apartamentos de “2 ou 3 dormitórios, com com 2 ou 3 dormitórios, sala-living, copa-cozinha, banheiro completo, dependências completas de empregada .

 

O Estado de S.Paulo - 08/10/1964

 

>>O prédio hoje  

A publicidade se referia ao imóvel como “o máximo que a arquitetura moderna imaginou para o seu conforto!”,  e enumerava suas vantagens; “junto à Avenida Paulista, localizado no meio de um magnífico jardim, é todo batido de sol, saudável, livre de poeira, barulho, tráfego, sombras. Parece incrível ainda existir um edifício tão bem localizado, tão bem construído, mas ele foi todo planejado exatamente para oferecer a você, à sua família, o máximo em conforto!

 

>> Acompanhe a série 'Prédios de São Paulo'

A região da Bela Vista, uma área com “grande concentração de apartamentos de um e dois dormitórios e uma boa infraestrutura de comércio e serviços”, como lembrou matéria publicada pelo Estado em 1999, até hoje é bem valorizada. É central, bem servida de linhas de transporte público, com acesso fácil a hospitais e concentração de teatros. Mas, para quem conhece a avenida hoje, é fácil ver que o sossego a ausência de poeira, barulhoe tráfego, prometidos no anúncio, ficaram no passado.

História. A Brigadeiro Luís Antônio foi criada em 1812,  graças à doação da Baronesa de Limeira dos terrenos necessários para sua abertura. Em 1929, o intenso tráfego no local forçava as autoridades a planejar o prolongamento da rua, como mostrou o Estado em abril daquele ano. Hoje ela é uma das vias mais movimentadas da cidade. Com 5.600 metros de extensão, liga o centro à região da Paulista e à região Sul, e corta, além da Bela Vista, os bairros do Paraíso e do Jardim Paulista.

>>Conheça outros edifícios da região:

# Edifício Santo Antônio

# Edifício Silvana

# Edifício Regina 

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos