ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Prédios de São Paulo: Mara

O edifício de formas geométricas foi apresentado como o único da cidade a oferecer serviços de hotéis

15 de maio de 2014 | 10h 56
Cley Scholz

"Até como um sonho seria extraordinário, mas... ei-lo, na realidade, como o acontecimento do ano!” O anúncio do Edifício Mara, na Rua Brigadeiro Tobias, Centro, destacava as suas vantagens no Estado de 26 de junho de 1949: "O seu apartamento próprio no prédio que há muito você admira quando passa pelo Viaduto Santa Efigênia".


O Estado de S.Paulo – 26/6/1949

Era apresentado como o único da cidade a oferecer serviços de hotéis: "Modelar serviço de portaria, rede telefônica interna, intercomunicação com o restaurante, boite, salão de beleza, cabeleireiro, manicure, joalheria, casa de carne, lojas e empórios". O Mara é um de seus primeiros projetos com conceitos da arquitetura moderna, como formas geométricas puras, janelas horizontais e terraço-jardim.


>>O prédio hoje  


O projeto é do arquiteto Eduardo Augusto Kneese de Mello, importante personagem na história da arquitetura moderna no Brasil na década de 1940 e com grande contribuição para a habitação coletiva em São Paulo. Trabalhou com Oscar Niemeyer na construção do Parque Ibirapuera e de Brasília. Em 1944, Knesse de Mello levou ao Museu de Arte Moderna de Nova York a exposição fotográfica  “Brazil Bilds”. A mostra retratava as diferentes arquiteturas da regiões do país, “do Amazonas ao Prata”, como detalhou o Estado em 17 de março daquele ano. Conheça mais sobre o arquiteto, abaixo, no 'Páginas Selecionadas'.


>> Acompanhe a série 'Prédios de São Paulo'

Páginas selecionadas pelo Editor

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos