ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Prédios de São Paulo: Palacete Martinico Prado

Imóvel, onde hoje funciona a BM&FBovespa, já foi sede do 'Estado' entre 1906 e 1929

29 de maio de 2014 | 11h 44
Cley Scholz

Primeiro prédio de escritórios de São Paulo, o Palacete Martinico Prado foi projetado por Ramos de Azevedo, a pedido do então prefeito Antônio Prado, irmão do homenageado no nome do edifício. O palacete foi sede do Citibank, como mostra a imagem abaixo, publicada na edição do Estado de 25 de fevereiro de 1930, no dia em que o banco americano abriu suas portas no histórico prédio. Hoje, funciona no local a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA S.A.).

O Estado de S.Paulo - 25/02/1930



>>O prédio hoje 

Localizado na Praça Antônio Prado, esquina com rua João Brícola, para a construção do imóvel foi necessário o sacrifício da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, demolida em 1903 e reconstruída no largo do Paiçandu.  O local também  já foi sede da Light & Power e da redação de O Estado de São Paulo, de 1906 a 1929. Em 13 de junho de 1906, a edição do jornal já vinha com o novo endereço, 'Redacção Dr.Antonio Prado Palacete'. No dia 19 de junho daquele ano o Estado publicou um Editorial dando mais detalhes sobre a mudança.


>> Acompanhe a série 'Prédios de São Paulo'



Confira no 'Páginas Selecionadas' essas e outras mudanças no prédio que, depois de uma grande reforma, na qual perdeu a fachada eclética do começo do século e ganhou outra mais linear, passou por reformulação na parte interna para receber a Bolsa de Mercadoria & Futuros (BM&F), nos anos de 1980. Em 2008, aconteceu a integração da BM&F com a Bovespa Holding S.A, criando a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA S.A.). Terceira maior bolsa do mundo em valor de mercado, a BM&FBOVESPA S.A. funciona no Palacete Martinico Prado.

Páginas selecionadas pelo Editor

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos