ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Prédios de São Paulo: Pinheiros

Proximidade com Esporte Clube Pinheiros foi o grande diferencial do imóvel

11 de setembro de 2014 | 11h 07
Liz Batista

A localização, em frente ao Clube Pinheiros no bairro no Jardim Europa, era o diferencial quando o Edifício Pinheiros foi anunciado em 29 de janeiro de 1966 no Estado.

O Estado de S.Paulo - 29/01/1966

Na publicidade,"apartamentos com ótimo acabamento" eram oferecidos à partir de CR$ 920 mil. "Graças à sua excelente localização, o Edifício Pinheiros proporcionará aos seus condôminos a possibilidade de desfrutarem de todos os benefícios, distrações e atividades esportivas daquela agremiação", afirmava o anúncio quem trazia, estilizada no nome do prédio, uma mulher pronta para mergulhas nas piscinas do clube. A previsão de entrega dos apartamentos era  março de 1966. Uma das portarias do clube fica em frente ao prédio, basta atravessar a Rua Tucumã para chegar à associação.


>>O prédio hoje 

O centenário Esporte Clube Pinheiros surgiu em 1899 da paixão dos imigrantes alemães pelo futebol. Inicialmente batizado de Germânia, a agremiação começou a construir a atual sede na década de 20, quando a diretoria adquiriu um terreno de 100 mil m² ao lado do Rio Pinheiros. Antes do desenvolvimento urbano da região “os antigos sócios nadavam no Rio Pinheiros, que ainda não era retificado e passava por dentro da sede; eles também deixavam os barcos numa antiga casa construída nas margens e as piscinas resumiam-se a cercados de madeira dentro do rio”, contou Cezar Roberto Leão Granieri, então presidente do clube à reportagem do Estado em 1999


O crescimento da região onde está localizado o Edifício Pinheiros só foi possível graças à retificação do Rio Pinheiros. A obra  foi iniciada pelos engenheiros da companhia anglo-canadense Light and Power em 1934 e concluída em 1957. Fundamental para a expansão de toda a cidade, a canalização do Pinheiros possibilitou a urbanização de grandes áreas sujeitas a inundações, como Ceagesp, Cidade Universitária, Jockey Club, trechos do Jaguaré, Butantã, Alto de Pinheiros, Pinheiros, Cidade Jardim, Itaim-Bibi,Santo Amaro e um pedaço do Jardim Europa.

>> Acompanhe a série 'Prédios de São Paulo'

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos