ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Prédios de São Paulo: Rio Guadiana

Anúncio de lançamento mostrava a proximidade com o Metrô como principal diferencial

01 de dezembro de 2014 | 16h 42
Liz Batista

Mobilidade era o principal diferencial destacado no anúncio de lançamento do Edifício Rio Guadiana. Publicada no Estado de 24 de abril de 1977, a publicidade explorava a proximidade com o Metrô: “Racionalize: more junto ao Metrô”, dizia o texto.

Localizado no bairro da Saúde, no número 562 da rua Paracatu, próximo à avenida Jabaquara, o imóvel da Construtora e Incorporadora Gonçalves da Cruz S.A..dispunha de “acabamento do mais absoluto nível”, segundo o anúncio.

 

O Estado de 24/04/1977

 

 

>> Veja o prédio hoje 

Além de uma área total de 127m², os apartamentos tinham “2 dormitórios, living sala de jantar, grande cozinha, área de serviço, quarto e banheiro para empregada”. A entrada, de Cr$65.250,00 era “amplamente facilitada”, a entrega estava prevista para o ano seguinte, “janeiro/78”.

>> Acompanhe a série 'Prédios de São Paulo'

Metrô Estação Saúde. Funcionando desde setembro de 1974, a estação metroviária Saúde da linha 1- Azul do Metrô de São Paulo ajudou a fomentar a urbanização do bairro da Zona Sul. Uma região prioritariamente ocupada por casas até a década de 1970, a Saúde foi loteada em 1939 pela empresa City of São Paulo Improvement Freehold Land Company, mais conhecida como Companhia City, que organizou seus terrenos dentro da estrutura bairro-jardim, uma tendência muito em voga em outros locais, como Pacaembu e Jardim América. Situado em local de topografia alta e plana e com um bosque, com frondosas árvores e fontes de água pura, o bairro era o destino certo para muitos paulistanos que queriam fazer piqueniques. A atual Praça da Árvore era o ponto inicial dos bondes que seguiam em direção aos bairros a partir da Vila Mariana. Com a chegada do metrô intensificou-se a verticalização do bairro.

Atualmente a região cresce em valorização, em 2012 foi campeã em lançamentos imobiliários. A Saúde ainda oferece  tranquilidade - é um bairro de ruas largas e arborizadas, com pouco movimento de veículos -, mas  também  é contemplado por uma ampla rede de serviço, comercio e lazer. Além da boa localização, o distrito ficou mais acessível com a inauguração da linha Verde do Metrô. 

Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine 

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos