PUBLICIDADE

Prédios de São Paulo: Sabará Piauí

Edifício de João Artacho Jurado está entre as referências arquitetônicas de Higienópolis

Por Cley Scholz
Atualização:

No dia 30 de março de 1947, era publicado no Estado o anúncio de lançamento do Edifício Sabará Piauí, da imobiliária Monções, que pertencia a João Artacho Jurado. A propaganda trazia um verso do escritor Castilho: "Hei-de-lho por em verso... para glorificar aos olhos do universo". A citação combina com a arquitetura dos edifícios de Artacho Jurado, sempre uma mistura de estilos e linguagens: moderno, nouveau, déco e clássico.

 Foto:

>>O prédio hoje

PUBLICIDADE

No anúncio, o conjunto de apartamentos que ficam na esquina da Rua Piauí com a Rua Sabará, em Higienópolis, eram apresentados como "

um verdadeiro poema de cimento e aço, síntese de conforto, luxo e nobreza que recebe a glória imperecível do aplauso paulista

". Em apenas 21 dias, diz o texto, quase todos os apartamentos foram vendidos. Voltados para o público de alta renda, os apartamentos ofereciam várias opções de lazer como piscina e terraço com bar na cobertura.

>> Acompanhe a série 'Prédios de São Paulo'

Confira, abaixo, no '

Publicidade

Páginas Selecionadas

' mais detalhes sobre a vida e obra de

João Artacho Jurado

(1907-1983). Filho de espanhóis anarquista, o empreiteiro não tinha formação de arquiteto, nem chegou a completar o primário. Contrariado com a obrigatoriedade do juramento a bandeira, seu pai o tirou da escola. Mesmo sem formação superior, Artacho Jurado foi responsável por alguns dos mais conhecidos

marcos arquitetônicos de São Paulo

, especialmente no bairro

Higienópolis

Publicidade

. Muitas das suas criações, como o

Edifício Bretagne

, na Av. Higienópolis, foram

tombadas

e são

pontos turísticos

incluídos nos tours pela cidade.

Publicidade

Páginas selecionadas pelo Editor

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.