ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Prédios de São Paulo: Siqueira Campos

Imóvel foi batizado em homenagem a herói do Movimento Tenentista

03 de julho de 2014 | 10h 10
Cley Scholz
O anúncio publicado na edição do Estado do dia 9 de outubro de 1965 mostra uma família seguindo à pé por um parque arborizado rumo ao apartamento novo que acaba de comprar no edifício Siqueira Campos. Ao lado do Parque Trianon, que em 1931 passou a se chamar Parque Tenente Siqueira Campos, o condomínio carrega a mesma homenagem em seu nome. Ambos foram batizados em memória  ao Tenente Antônio Siqueira Campos, um dos principais líderes do Movimento Tenentista, que durante a década de 1920 lutou para derrubar a República Velha no País.
O Estado de S.Paulo - 09/10/1965


Antônio Siqueira Campos foi herói da Revolta dos 18 do Forte, em Copacabana, no Rio de Janeiro, em 1922, e participou ativamente da Coluna Prestes.  

No anúncio do lançamento, a satisfação dos proprietários do Siqueira Campos ficava expressa na animação da família ao se mudar. Na imagem, o pai levava o aspirador de pó e um quadro. A mãe carregava um abajur e um cabide. O filho levava no ombro um tapete enrolado. As crianças menores levavam os brinquedos e a empregada, panela, rodo e vassoura. Até o cachorro da família aparece na ilustração.  


>> Acompanhe a série 'Prédios de São Paulo'


O prédio, localizado na Alameda Santos, foi comercializado pela imobiliária Wardon e lançado numa época em que não havia tantos edifícios na região. A ilustração mostra espaços vazios onde hoje estão construções importantes, como o hotel Tivoli Mofarrej.


>>O prédio hoje



Hoje, o edifício de um e dois dormitórios, que parecia imponente na época do lançamento, parece apertado entre prédios maiores que foram construídos no entorno. A localização, uma quadra abaixo da Avenida Paulista, até hoje é um ponto nobre da cidade.

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos