ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Prédios de São Paulo: Tebas

Região do imóvel foi polo da indústria cinematográfica, hoje tem polo educacional

23 de julho de 2014 | 14h 54
Cley Scholz

Batizado com o nome da antiga cidade grega, o Edifício Tebas teve seu lançamento anunciado no Estado do dia 10 de setembro de 1952. O prédio de dez andares da construtora Hardind fica na esquina das ruas dos Andradas e Aurora, próximo ao famoso Bar do Leo, que ocupa o endereço desde 1940.


O Estado de S.Paulo – 10/9/1952

>>O prédio hoje 

Na época, o bairro ainda não enfrentava a deterioração que o levou ser conhecido como Cracolândia, por causa da grande presença de usuários de droga. A região era então conhecida como "Boca do Lixo", polo da indústria cinematográfica desde os anos 1920. Empresas como a Paramount, Fox e Metro atraíam distribuidoras e várias outras do ramo cinematográfico.


>> Acompanhe a série 'Prédios de São Paulo'

Nos últimos anos, o bairro se beneficiou com os  investimentos para recuperar a região central, parte da revitalização da Nova Luz, um projeto da gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD). A gestão atual de Fernando Haddad (PT) desenvolveu um novo plano para a região, o Casa Paulista, com base numa parceria com o governo estadual e a iniciativa privada. Hoje, em frente ao Tebas, encontra-se a Escola Técnica Estadual Santa Ifigênia e o Centro de Capacitação de Professores e a nova sede administrativa do Centro Paula Souza. O complexo começou a funcionar em 05 de agosto de 2013. 

>>Conheça outros edifícios da região:

# Edifício Duque de Caxias

# Edifício Santa Julieta

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos