ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Prédios de SP: Biblioteca Mário de Andrade

Desde 1943, a Biblioteca Municipal Mário de Andrade ocupa o prédio projetado por Jacques Pilon

22 de agosto de 2014 | 16h 11
Cley Scholz

Em 9 de junho de 1939, o Estado publicava um artigo revelando detalhes de um dos prédios públicos mais importantes da cidade, a Biblioteca Mário de Andrade. "Uma das obras da Prefeitura que logo chamam a atenção dos transeuntes pelas suas proporções verdadeiramente magníficas é o edifício que se constrói na esquina das ruas Consolação e São Luiz, destinado à Biblioteca Municipal", contava o texto.

O Estado de S.Paulo - 09/6/1939

>>O edifício hoje  

Ilustrado com uma foto do edifício em obras, a matéria acrescentava: "Como terão visto os que por ali passam, o edifício construído com grande recuo dos atuais alinhamentos, especialmente calculados para garantir à biblioteca excelentes condições de leitura". 


>> Acompanhe a série 'Prédios de São Paulo' 

Inaugurada em 1926, a Biblioteca Mário de Andrade ocupa desde 1943 o atual prédio, projetado por Jacques PilonEm 1992, o edifício foi tombado pelo município. Confira abaixo, no 'Páginas Selecionadas', como após uma reforma, orçada em R$ 17 milhões, foi reaberta em 25 de janeiro de 2011, dia em que a cidade completou 457 anos. Com a reabertura, 327.876 livros da coleção geral, dentre os quais 51 mil considerados raros, voltaram a estar  novamente à disposição para consultas. 

Veja também:

#Lugares: Biblioteca Mário de Andrade

#São Paulo sem a biblioteca Mário de Andrade


Páginas selecionadas pelo Editor

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos