ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Prédios de S.Paulo: Edifício Triângulo

Segundo anúncio, a obra de Niemeyer era o local para quem queria 'localizar bem suas atividades'

22 de janeiro de 2015 | 11h 01
Liz Batista

Localizado na Rua José Bonifácio, 24, o Edifício Triângulo foi anunciado como o empreendimento certo “para homens de negócio que sabem quanto vale localizar bem as suas atividades comerciais”. A publicidade, publicada no Estado de 11 de maio de 1952 , também lembrava a localização central “no coração da metrópole paulista, no centro do seu famoso triângulo”. O 'triângulo' era formado pelos cruzamentos entre a rua José  Bonifácio, rua Quintino Bocaiuva e rua Direita.

 

O Estado de S.Paulo - 11/05/1952

 

 

 

>> Veja o prédio hoje 

Mirando em clientes dispostos a se instalarem no centro, o anúncio afirmava que o edifício Triângulo era “uma  excepcional oportunidade par a localização definitiva - nos Pavimentos Superiores - de Pavimentos superiores - de grandes Companhias; Organizações Profissionais; Escritórios de Advocacia, de Engenharia;  Comércio de Modas e também magníficas lojas no local mais reputado da cidade, pelo qual passam milhares de pessoas diariamente, constituindo indiscutivelmente, um fabuloso ponto para comércio de grande público.” A autoria do projeto do edifício era outro atrativo explorado no anúncio, “uma das mais expressivas obras do renomado arquiteto patrício - Oscar Niemeyer.

>> Acompanhe a série 'Prédios de São Paulo' 

 

 

Na época da sua inauguração, em 1955,  o prédio chamou atenção por seu seu design moderno  e se destacou entre os demais edifícios erguidos nos anos de 1950, período marcado por uma intensa verticalização da cidade. A estrutura prismática, de 18 andares, intercala centenas de janelas com  quebra-sois, desenhando diferentes sombreados na fachada do prédio. Um enorme painel do pintor modernista Di Cavlacanti adorna a entrada principal. A pintura foi tombada pela prefeitura, em 2004. Hoje os quebra-sois foram retirados e o painel sofreu com os desgastes do tempo e de um incêndio. A descaracterização e o desgaste do edifício foram temas de matérias do Estado, em 2003 e 2013

Viu essa página?

John Kennedy assassinado

Há 55 anos, presidente dos EUA era baleado no Texas John Kennedy assassinado

Veja a edição completa de 23/11/1963

Tópicos
ver todos