ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Prédios de S.Paulo: São Martinho

A remodelação da Praça Roosevelt era o grande atrativo no anúncio de lançamento do imóvel

16 de abril de 2014 | 18h 44
Cley Scholz
“O seu apartamento de luxo na suntuosa Praça Roosevelt." O anúncio de lançamento do Edifício São Martinho, na Rua Martinho Prado, publicado no Estadão no dia 3 de julho de 1952, já prometia reformas na praça.


O Estado de S. Paulo - 3/7/1952




"Logo serão reiniciadas as obras de remodelação da praça que circunda a Igreja da Consolação e que compreenderão o alargamento da rua de mesmo nome. As obras terão grande amplitude, pois incluem o futuro alargamento da Rua Amaral Gurgel, transformada em avenida articulada com a praça. Aproveitando o desnivelamento, haverá duas passagens inferiores, em continuação da Avenida Ipiranga e da Rua Amaral Gurgel, e que reunirão numa só, ao atingir a Rua Augusta", prometia o anúncio.


>> Acompanhe a série 'Prédios de São Paulo'



Batizada em homenagem a Franklin Roosevelt, presidente dos Estados Unidos, em 1950, a antiga a antiga Praça da Consolação, já passou por várias transformações.Confira, abaixo, em 'Páginas Selecionadas' como foi idealizado o projeto para a praça em 1969. A  preservação e integração da Igreja da Consolação com o novo conjunto arquitetônico do local era o primeiro plano para transformar  a praça no novo símbolo de São Paulo, como contava a matéria de inauguração, publicada no jornal em 24 de janeiro de 1970.



>>O prédio hoje


Reinaugurada em setembro de 2012, a praça passou a ter uma ligação viária para integrar o Teatro Cultura Artística, que fica na Rua Nestor Pestana (destruído por um incêndio em 2008) à Roosevelt. A integração foi possível graças à desapropriação de cinco imóveis comerciais, inclusive algumas casas de shows eróticos famosas da Nestor Pestana, como a Kilt. A mudança promete animar a vida cultural da praça.

Páginas selecionadas pelo Editor

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Início da Guerra do Golfo

Veja essa e outras capas históricas Início da Guerra do Golfo

# Capa do jornal de 17/1/1991

Tópicos
ver todos