PUBLICIDADE

Quarentão, VW Gol foi rebatizado para agradar brasileiros

Carro mais popular da montadora alemã depois do Fusca, deveria se chamar Angra

Por Rose Saconi
Atualização:
Gol na época dolançamento em 1980 Foto: Acervo Estadão

O Gol - um dos carros de maior sucesso da história da Volkswagen e ainda hoje um dos carros mais vendidos e admirados do País - está há 40 anos rodando pelo Brasil. Ele foi lançado em 15 de maio de 1980. Mas, um ano antes, o Jornal da Tarde conseguiu fotografar, com exclusividade, o carro rodando na pista de testes da fábrica. O repórter fotográfico conseguiu fazer apenas três imagens, pois ao perceber a presença da reportagem o piloto levou o carro rapidamente para uma das garagens da pista. Veja uma delas na galeria abaixo.

O Gol deveria se chamar 'Angra', mas os executivos da VW trocaram para o nome atual por ter maior apelo ao consumidor brasileiro. "O Angra (nome inicialmente pensado para batizar o modelo) será um carro inteiramente desenvolvido no Brasil. Alguns já admitem que é o carro que poderá matar o velho Fusca a médio prazo", antecipava o Jornal da Tarde na edição de 15 de maio de 1979.

O Estado de S. Paulo - 16/5/1980 Clique aqui para ver a página Foto: Acervo/Estadão

O Gol, anunciado pela montadora em 15 de maio de 1980 num evento em Campos do Jordão e, no dia seguinte, apresentado à imprensa na fábrica da Volkswagen em Taubaté, tinha estilo em forma de cunha, perfil aerodinâmico e vinha equipado com motor dianteiro 1.3 refrigerado a ar. Apesar de aparentar dimensões externas maiores, era 24,1 cm mais curto que o Fusca. O desenvolvimento do projeto do novo carro, segundo informações da fábrica, consumiu quatro anos e fora feito em conjunto por equipes de engenheiros da Volkswagen do Brasil e da Alemanha e da Porsche.

Gol já foi sucesso de vendas logo nos primeiros meses após seu lançamento como mostrava anúncio de 1981. Foto: Acervo/Estadão

O testo do tempo. O Gol é um dos modelos de maior longevidade da indústria brasileira. Já passou por diversas mudanças ao longo destes 30 anos, na carroceria e na introdução de novas tecnologias, como o motor flexível, que permite o abastecimento com álcool ou gasolina. Em idade, o Gol perde apenas para a Kombi, que a Volkswagen produziu no Brasil de 1957 a 2014. A diferença é que a perua é praticamente foi a mesma ao longo de mais de seis décadas, com pequenas alterações.

O Estado de S.Paulo - 17/5/1980 Clique aqui para ver a página Foto: Acervo/Estadão

PUBLICIDADE

Sucesso de vendas, no ano seguinte, a montadora comemorou a venda acumulada de 1 milhão de unidades. Brasília Com a entrada no mercado do Gol, que começou na ser projetado em 1976 para suceder o Fusca, outros modelos da própria Volkswagen, como a Brasília e o próprio Fusca, tiveram queda de vendas.

Acervo Estadão

Todas as edições | Censuradas | Tópicos | Personalidades | Lugares | Páginas da História

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.