ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Quarentão, VW Gol foi rebatizado para agradar brasileiros

Carro mais popular da montadora alemã depois do Fusca, deveria se chamar Angra

15 de maio de 2020 | 8h 00
Rose Saconi - Acervo Estadão

Gol na época do lançamento em 1980

O Gol - um dos carros de maior sucesso da história da Volkswagen e ainda hoje um dos carros mais vendidos e admirados do País - está há 40 anos rodando pelo Brasil. Ele foi lançado em 15 de maio de 1980.

Mas, um ano antes, o Jornal da Tarde conseguiu fotografar, com exclusividade, o carro rodando na pista de testes da fábrica. O repórter fotográfico conseguiu fazer apenas três imagens, pois ao perceber a presença da reportagem o piloto levou o carro rapidamente para uma das garagens da pista. Veja uma delas na galeria abaixo.

O Gol deveria se chamar 'Angra', mas os executivos da VW trocaram para o nome atual por ter maior apelo ao consumidor brasileiro.

"O Angra (nome inicialmente pensado para batizar o modelo) será um carro inteiramente desenvolvido no Brasil. Alguns já admitem que é o carro que poderá matar o velho Fusca a médio prazo", antecipava o Jornal da Tarde na edição de 15 de maio de 1979.

O Estado de S. Paulo - 16/5/1980

Clique aqui para ver a página

O Estado de S. Paulo - 16/5/1980

Clique aqui para ver a página

O Gol, anunciado pela montadora em 15 de maio de 1980 num evento em Campos do Jordão e, no dia seguinte, apresentado à imprensa na fábrica da Volkswagen em Taubaté, tinha estilo em forma de cunha, perfil aerodinâmico e vinha equipado com motor dianteiro 1.3 refrigerado a ar. Apesar de aparentar dimensões externas maiores, era 24,1 cm mais curto que o Fusca.

O desenvolvimento do projeto do novo carro, segundo informações da fábrica, consumiu quatro anos e fora feito em conjunto por equipes de engenheiros da Volkswagen do Brasil e da Alemanha e da Porsche.

Gol já foi sucesso de vendas logo nos primeiros meses após seu lançamento
como mostrava anúncio de 1981.

Gol já foi sucesso de vendas logo nos primeiros meses após seu lançamento
como mostrava anúncio de 1981.

O testo do tempo. O Gol é um dos modelos de maior longevidade da indústria brasileira. Já passou por diversas mudanças ao longo destes 30 anos, na carroceria e na introdução de novas tecnologias, como o motor flexível, que permite o abastecimento com álcool ou gasolina. Em idade, o Gol perde apenas para a Kombi, que a Volkswagen produziu no Brasil de 1957 a 2014. A diferença é que a perua é praticamente foi a mesma ao longo de mais de seis décadas, com pequenas alterações.

O Estado de S.Paulo - 17/5/1980
Clique aqui para ver a página

 

Sucesso de vendas, no ano seguinte, a montadora comemorou a venda acumulada de 1 milhão de unidades. Brasília Com a entrada no mercado do Gol, que começou na ser projetado em 1976 para suceder o Fusca, outros modelos da própria Volkswagen, como a Brasília e o próprio Fusca, tiveram queda de vendas.

Acervo Estadão

Todas as edições | Censuradas | Tópicos | Personalidades | Lugares | Páginas da História

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Veja o jornal do dia que você nasceu

Busque a edição pela data de seu nascimento Veja o jornal do dia que você nasceu

# Capa com cartaz do filme King Kong em 1933

Tópicos
ver todos