ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Saci: a estrela do 1.º Salão do Automóvel

Conversível da Willys foi um dos destaques da primeira versão da mostra em 1960

30 de outubro de 2014 | 14h 05
Rose Saconi
 


O Saci, um modelo conversível da Willys, foi uma das grandes estrelas da primeira edição do Salão do Automóvel, uma novidade no País. A exposição aconteceu num momento de euforia, o País, meses antes, ganhara uma capital federal totalmente nova, Brasília, e  acabara de eleger um novo presidente com quase 6 milhões de votos, Jânio Quadros.


O 1.º Salão foi aberto no dia 25 de novembro de 1960 pelo governador Carvalho Pinto (na foto acima a bordo do Saci). Em seu discurso, o governador qualificou a exposição como “um verdadeiro marco do esforço criador do povo brasileiro, de sua capacidade técnica e de seu gênio inventivo”.


O Estado de S. Paulo - 26/11/1960



Um desfile de carros antigos, dirigidos por artistas de cinema e teatro, marcou a abertura do evento ao público. Saindo do Vale do Anhangabaú, eles percorreram o trajeto até o Parque do Ibirapuera.





Sorteios.
Cerca de 450 mil pessoas visitaram o primeiro salão, onde foram sorteados cinco carros durante os 15 dias da mostra. Foram reunidas, no Pavilhão do Parque Ibirapuera, fábricas de autopeças e acessórios e as 11 fábricas de veículos nacionais: GM, Ford, Willys, Simca, VW, DKW-Vermag, FNM, Toyota, Mercedes-Benz, Scania-Vabis e Internacional Harvester, que apresentaram 24 modelos de veículos.


O Aero-Willys, da Ford, exposto no Salão. Foto: Acervo/Estadão


>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos