PUBLICIDADE

São Paulo colonial é tema de seminário e exposição

Arquivo Público do Estado tem programação especial sobre o governo Morgado de Mateus (1765-1775)

Por Cristal da Rocha
Atualização:

Há 250 anos, quando o Brasil ainda era uma colônia de Portugal, a chegada do capitão Morgado de Mateus marcaria o início de uma nova fase para a capitania de São Paulo. Morgado de Mateus ficaria por uma década no governo, transformando uma situação de abandono em crescimento, com inauguração de novas vilas, recenseamento populacional e fomento de novas atividades econômicas. Além de transformações, as ações de Morgado de Mateus resultaram numa vasta documentação que está preservada por mais de dois séculos. Parte dessa documentação estará em exposição a partir desta terça-feira, 28/4, na sede do Arquivo Público de São Paulo. Antes da exposição, durante todo o dia, haverá uma série de palestras no seminário "Em Nome d'El Rey: 250 anos do governo Morgado de Mateus em São Paulo (1765-2015)"

PUBLICIDADE

A documentação original com grafia da época foi transcrita pela equipe de Paleografia do Arquivo Público, que se debruçou sobre manuscritos de toda ordem, como alvarás, patentes e cartas de sesmarias.

O evento contará com a participação da professora de História da Universidade de São Paulo Heloísa Bellotto, autora, entre outros livros, de “Autoridade e conflito no Brasil colonial”, que fará a primeira palestra do dia. Em seguida, será a vez de de Norma Cianflone Cassares, diretora técnica do Núcleo de Conservação do Arquivo Público. No período da tarde, o seminário terá palestras de outros técnicos, professores e especialistas em história do Brasil e patrimônio documental: Vera Ferlini, Jobson Arruda, Pablo Oller e Ana Maria Camargo. (veja mais detalhes no site do Arquivo Público do Estado de São Paulo).

A participação de Ana Canas, diretora do Arquivo Histórico Ultramarino do Instituto de Investigação Científica Tropical de Portugal, foi cancelada por causa da grave dos aeroviários da companhia área TAP. Canas deve vir ao Brasil em maio para outro evento com a mesma temática.

O seminário desta terça-feira começa às 9:30h com entrada gratuita e sem necessidade de inscrição prévia. A exposição ficará aberta para visitantes até o dia 31 de julho.

Reportagem sobre Morgado de Mateus publicada em 28/3/1954

# Assine |# Licenciamento de conteúdos Estadão |

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.