ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Thatcher: rigidez e rigor dentro e fora do país

Líder britânica ficou conhecida pela firmeza em temas internacionais e na política doméstica

08 de abril de 2013 | 21h 42
Liz Batista



Thatcher na Conferência do Partido Conservador em 13/10/1989.  
Foto: Reuters



Dividindo opiniões, assim como ascendeu ao poder, Margaret Thatcher viu seu declínio, quando, após 11 anos no poder, renunciou à liderança do Partido Conservador e assim ao cargo de primeira-ministra da Grã-Bretanha, encerrando umas das mais longas permanências no poder, dentro de uma democracia. A mulher que depois de derrotar quatro adversários homens, tornou-se líder do Partido Conservador inglês, - a primeira mulher a chefiar um partido político na Grã-Bretanha- em 1975. Sob a bandeira de restaurar “o equilíbrio em favor do indivíduo contra o Estado” levou seu partido à vitória, as eleições de 1979 e assumiu o cargo de primeira-ministra britânica.


O Estado de S.Paulo, 04/5/1979




Em 22 de novembro de 1990 apresentou sua renúncia. Alegando ter chegado à conclusão que “a unidade do partido e a perspectiva de vitória numa eleição geral seriam mais bem servidas” com sua desistência. Em 1975, diante das inúmeras greves e sob um profundo desejo de estabilidade, o eleitorado inglês, “fiel às tradições políticas e democráticas do país, reagiu, manifestando sua preferência pelo partido que prometia maior respeito a uma típica economia de mercado", como descreveu editorial do Estado de 05 de maio de 1979, o eleitor inglês reconheceu no Partido Conservador e na figura inflexível de Thatcher os condutores de uma mudança política.

O Estado de S.Paulo, 23/11/1990

    


Essa mudança veiona forma doque se convencionou chamar de thatcherismo. Enquanto esteve no poder, Thatcher rompeu com a política de coalizão e consenso entre partidos que norteava o modo de governança inglês desde o final da Segunda Guerra Mundial; venceu três eleições, uma guerra no exterior, contra a Argentina em 1982, pelas Ilhas Malvinas/Falklands; sobreviveu a um atentado terrorista do IRA em 1984; enfrentou os sindicatos; desestatizou a economia com privatizações e reduziu o Estado do bem estar social, o que lhe rendeu a antipatia de grande parte dos ingleses.

Sob sua liderança, enfim, fundou uma era e um modo de governar que mistura preceitos liberais na economia a princípios conservadores na política, que pregam um Estado reduzido, mas um governo forte. Como o Estado analizou na coberura de sua renúncia, em 23 de novembro de 1990; com Thatcher “o reerguimento inglês não se limitou à economia e aos assuntos domésticos. A Inglaterra recobrou proeminência nos assuntos internacionais.
.

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Início da Guerra do Golfo

Veja essa e outras capas históricas Início da Guerra do Golfo

# Capa do jornal de 17/1/1991

Tópicos
ver todos