ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Tribunal de Nuremberg: o horror no banco dos réus

Há 70 anos, nazistas respondiam por crimes contra a humanidade no julgamento do século

19 de novembro de 2015 | 23h 53
Liz Batista

 

Líderes nazistas no banco dos réus no Tribunal Internacional de Nuremberg, 1945. Reprodução/ Inter Nationes 

Formado pelas quatro potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial, o Tribunal Militar Aliado foi instalado na cidade de Nuremberg, capital simbólica do III Reich, para julgar a participação de 24 líderes nazistas no Holocausto e em outros crimes de guerra. Em 20 de novembro de 1945  a corte iniciou seus trabalhos.  

O Estado de S.Paulo - 21/11/1945

A banca era composta pelo inglês Sir Geoffrey Lawrence, presidente do tribunal, e pelos juízes Henri Donnedieu de Vabres (França); general Iona Nikitchenko (URSS), e Francis Biddle (EUA) - cada juiz contava com um suplente. A estrutura legal do tribunal misturava tradições legais dos aliados e a promotoria contava com quatro principais representantes, também um de cada potência. A defesa era composta, em sua maioria, por advogados alemães. A sentença final foi determinada por um painel de juízes. As audiências públicas foram acompanhadas pela imprensa internacional que se referia ao tribunal como “O Julgamento do Século”.

O Estado de S.Paulo - 01/10/1946

O Estado cobriu todo o processo, até as sentenças finais proferidas em outubro de 1946. A edição de 1 de outubro noticiou a condenação de quatro das principais organizações nazistas: o corpo de dirigentes do partido Nazista, a Gestapo, a SD e a SS. No dia 02 de outubro , o jornal trouxe na capa a fotos dos principais réus condenados. Entre eles estava Hermann Goering, ministro da aeronáutica e sucessor de Adolf Hitler. No balanço final doze réus foram condenados à morte, três à prisão perpétua, dois a 20 anos, um a 15 anos, outro a 10 anos e três foram absolvidos.

O Estado de S.Paulo - 02/10/1946

O Tribunal de Nuremberg representou um importe marco da Justiça Internacional e fundamentou a criação do Tribunal Internacional de Justiça.

Tag: Nazismo

# Assine |  # Licenciamento de conteúdos Estadão |

PÁGINAS HISTÓRICAS

Proclamação da República

Veja essa e outras capas que marcaram época Proclamação da República

Acervo Estadão

Tópicos
ver todos