ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Último trem da Cantareira

Estrada de ferro que ligava o centro da cidade à zona norte foi desativada em 1964

14 de julho de 2014 | 15h 19
Rose Saconi

 
Após desativação da linha, Maria Fumaça é transportado em caminhão. Acervo/Estadão

O saudoso 'trenzinho da Cantareira', como era carinhosamente chamado pelos paulistanos, fez sua última viagem há 50 anos. Depois de haver transportado milhões de passageiros em sete décadas, uma das locomotivas a vapor da Cantareira saiu dos trilhos para sempre em 1964. A foto da 'Maria Fumaça' já fora dos trilhos sendo transportada pelas ruas da cidade foi manchete do Estado. "A supressão da linha foi determinada pelas obras de construção da ponte Cruzeiro do Sul sobre o rio Tietê", informou o jornal o motivo da desativação.

O Estado de S. Paulo - 11/11/1964

História. Eternizada pelo samba Trem das Onze, de Adoniran Barbosa (embora não havia trem nesse horário), a estrada de ferro conhecida como Tramway foi inaugurada em 1893 com a presença de autoridades e convidados ilustres como Bernardino de Campos, Cerqueira César, José Pereira Rebouças e Ramos de Azevedo.

O Estado de S. Paulo - 12/11/1893

Trajeto. A Tramway saía do Pari, passava por diversos bairros da região e ia para Guarulhos. A construção da estrada de ferro foi planejada para facilitar o transporte de material para a construção da Companhia Cantareira de Águas e Esgotos. Com o tempo, porém, os moradores da beira da linha acabaram adotando o trem como meio de transporte.

O tronco principal da estrada de ferro unia a região do rio Tamanduateí, no Pari, à Cantareira. Os ramais apareceram por influência da iniciativa privada. O dos Menezes, por exemplo, que ligava Mandaqui e Lausanne Paulista, foi criado para transporte de jazidas e produtos
agrícolas cultivados na região.

Curiosidades. Apenas em fevereiro de 1915 surgiu o ramal Guarulhos, acelerando a urbanização dos bairros vizinhos da linha férrea. Em 1958 circulou pela primeira vez uma locomotiva elétrica, que livrou os passageiros das fagulhas da maria-fumaça.


Trem passava por diversos bairros da zona norte e ia para Guarulhos. Acervo/Estadão


Em 1965 foi desativada toda a linha Tramway, quando o número de passageiros (2 mil por dia) não era mais suficiente para cobrir as despesas mensais da companhia.

# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos