ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Um Oscar cheio de veteranos

Poucos novatos disputam as principais categorias da noite

22 de fevereiro de 2013 | 21h 52
Liz Batista

Chegou o dia de uma das maiores premiações do cinema. Aqueles que cruzam o tapete vermelho sonham em sair do Dolby Theater, antigo Kodak Theater, com, ao menos, uma estatueta dourada nas mãos. Muitos dos que concorrem aos prêmios deste ano nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator e Melhor Atriz já passaram por essa experiência, mas nem todos realizaram o sonho. Mesmo assim, são poucos os que concorrem pela primeira vez, o que faz da festa esse ano um Oscar recheado de veteranos.


Dos indicados nas categorias de Melhor Filme e Direção, apenas Benh Zeitlin, o prodígio de 30 anos de idade, está na sua primeira indicação ao prêmio. Com seu primeiro filme longa-metragem, “Indomável sonhadora”, concorre a duas estatuetas.
Michael Haneke, que em 2010 concorreu a Melhor Filme Estrangeiro com “A Fita Branca”, também disputa as mesmas categorias, com “Amor”. David O. Russell, que o ano passado concorreu a Melhor Diretor com "O Vencedor" (abaixo), volta à disputa esse ano, com “ O Lado Bom da Vida” concorrendo ao prêmio de Melhor Filme e Direção.

O Estado de S. Paulo - 4/2/2011



 

Com a “A hora mais escura”, Kathryn Bigelow tem chances de repetir o feito de 2010, quando levou para casa as estatuetas de Melhor Filme e Direção por “Guerra ao Terror” (abaixo).


O Estado de S. Paulo - 5/2/2010


Ang Lee, que também conta com dois Oscars - levou Melhor Diretor, em 2006, com O Segredo de Brokeback Mountain(abaixo) e Melhor Filme Estrangeiro, em 2001, com “ O Tigre e o Dragão” -  concorre também a Melhor Filme e Direção, com “As Aventuras de Pi”.

O Estado de S. Paulo - 1/1/2006


Tom Hooper concorre com “Os Miseráveis” ao Oscar de Melhor Filme. Esse ano  pode sair com sua estatueta. Uma a menos que em 2011, quando o premiado “O Discurso do Rei”- o filme  venceu em quatro categorias - rendeu-lhe dois Oscars, Melhor Filme e Direção.
 
“Django Livre” pode coroar, com um Oscar de Melhor Filme, a carreira de Tarantino, que em 2010 disputou na mesma categoria com “Bastardos Inglórios” (abaixo). E faturou em 1995 uma estatueta de Melhor Roteiro Original por “Pulp Fiction- Tempo de Violência”.


O Estado de S. Paulo - 9/10/2009


Ben Affleck, mais conhecido e menos reverenciado por seu trabalho como ator, concorre com “Argo” na categoria Melhor Filme. Ele também não é  nenhum novato na premiação. Assim como Tarantino, possui um Oscar de Melhor Roteiro Original. Ganhou em 1998, junto com seu parceiro e amigo Matt Damon, pelo roteiro de “Gênio Indomável” (abaixo).

O Estado de S. Paulo - 20/2/1998


O filme "Lincoln" trouxe um  peso-pesado para a disputa dos prêmios de Melhor Filme e Direção, o veterano e aclamado Steven Spielberg.  
Indicado 11 vezes ao Oscar, Spielberg tem muitas estatuetas para polir. Em 1998, com “O Resgate do Soldado Ryan” levou Melhor Filme e Direção, repetindo o mesmo feito de 1994, quando a “Lista de  Schindler” (abaixo) venceu nas mesmas categorias.

O Estado de S. Paulo - 6/3/1994


As disputas pelas estatuetas de Melhor Ator e Melhor Atriz também contam com poucos principiantes.

Melhor Ator:
Daniel Day-Lewis ("Lincoln") - Concorreu cinco vezes ao Oscar, todas na categoria Melhor Ator. Levou duas estatuetas, a primeira em 1990, por seu trabalho em “Meu Pé Esquerdo” (abaixo), a segunda em 2008, por sua atuação em “Sangue Negro

O Estado de S. Paulo, 29/3/1990


Denzel Washington ("Voo") - Concorreu seis vezes ao Oscar em diferentes categorias; venceu Melhor Ator, em 2002, por sua atuação em “Dia de Treinamento” e Melhor Ator Coadjuvante, em 1990, por seu trabalho em “Tempo de Glória”.

Joaquin Phoenix ("O mestre")  - Concorre pela terceira vez. A primeira, em 2001, concorreu pela categoria Melhor Ator Coadjuvante, por seu trabalho em “Gladiador”; em 2006 concorreu ao Oscar de Melhor Ator, reencarnou no cinema o astro da música Johnny Cash em  “Johnny & June”.

Hugh Jackman ("Os miseráveis") e Bradley Cooper ("O lado bom da vida") concorrem pela primeira vez ao Oscar.


Melhor Atriz:
Naomi Watts ("O impossível") - Concorre pela segunda vez na categoria Melhor Atriz. Em 2003, concorreu por sua atuação em “21 Gramas”.

Jessica Chastain ("A hora mais escura") - Concorre pela segunda vez a uma estatueta. Na última edição, em 2012, foi indicada na categoria Melhor Atriz Coadjuvante por “Histórias Cruzadas”.

Jennifer Lawrence ("O lado bom da vida") - Concorre pela segunda vez na categoria Melhor Atriz.  Em 2012, concorreu por sua personagem em “Inverno da Alma”.

O Estado de S. Paulo - 26/1/2011



Emmanuelle Riva ("Amor") e Quvenzhané Wallis ("Indomável sonhadora") concorrem pela primeira vez ao Oscar.

Veja também:

* Lembrança de outros Oscars

* O Discurso do Rei, com a palavra George VI


# Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine
Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos