ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Viaduto Santa Efigênia: 100 anos e dois meses

Internet perpetuou erro na data da inauguração do viaduto que foi em 26 de julho de 1913

26 de setembro de 2013 | 13h 18
Carlos Eduardo Entini

Não se sabe a origem do erro, mas se espalhou pela internet que hoje, 26 de setembro, o Viaduto Santa Efigênia completaria cem anos. Não foi. Como mostra a notícia publicada no Estado (abaixo) e outros veículos, a inauguração foi em 26 de julho de 1913, dois meses antes.



A internet tem seu anjos e demônios. Um deles é a confiança irrestrita do usuário, profissional ou não, nas informações da rede. Daí o fenômeno da perpetuação do erro como aconteceu com a data de inauguração do viaduto.

Um dos sites mais copiados com a data errada foi do Wikipedia. Não sem razão. É o primeiro que aparece na busca simples do Google. O verbete Santa Ifigênia foi criado com a data errada em 12 de abril de 2008 pela colaboradora JMGM

A partir do Wikipedia se percebe que o texto com erro de informação foi replicado por outros sites e blogs milhares de vezes. Para chegar a essa conclusão, basta fazer uma pesquisa com a sentença que inicia o verbete, "Sua estrutura foi totalmente fabricada na Bélgica, inaugurado em 26 de setembro de 1913, pelo prefeito Raimundo Duprat". A resposta do buscador é de 7.840 resultados (pesquisa feita às 16h12).

A inauguração do viaduto foi um grande evento para a cidade e divulgado pela imprensa paulista e carioca. "Inaugura-se hoje essa importante arteria da nossa urbs" registrou o Estado no dia da inauguração. "O viaduto foi solennemente inaugurado no dia 26 de julho, ligando o centro da cidade a um dos mais importantes arrabaldes da capital", publicou a Careta, revista carioca na edição de 2 de agosto de 1913. 

O Correio Paulistano no dia da inauguração publicou uma das primeiras fotos do viaduto, ainda com as casas embaixo de sua estrutura. Este e outros jornais extintos são ótimas fontes para a pesquisa e podem ser consultados na íntegra no site da Biblioteca Nacional.

Correio Paulistano - 26/7/1913

A Careta - 2/8/1913

Siga: twitter@estadaoacervo | facebook/arquivoestadao | Instagram | # Assine

>> ACESSE TODAS EDIÇÕES DO JORNAL

Proclamação da República

Veja essa e outras capas históricas Proclamação da República

# Capa do jornal de 16/11/1889

Tópicos
ver todos