ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Anhembi

Centro de Exposições e Eventos

03 de dezembro de 2015 | 16h 17

O Pavilhão de Exposições do Anhembi foi inaugurado com a 7.ª edição do Salão do Automóvel em novembro de 1970. O Pavilhão das Feiras do Parque do Ibirapuera, onde eram feitos os eventos até então, já estava pequeno. Daí nasceu a ideia do empresário Caio de Alcântara Machado de erguer um complexo que atendesse com conforto e infraestrutura expositores e visitantes.

A estrutura de alumínio tubular do Pavilhão de Exposições, com 78 mil metros quadrados, era até então a maior do mundo. Apenas 25 colunas metálicas sustentavam as centenas de toneladas do edifício. As colunas ficavam 60 metros distantes uma das outras, proporcionando vãos livres de 3,6 mil metros quadrados. A cobertura de alumínio, com áreas de iluminação em acrílico, foi primeiro montada no chão.

O complexo. Administrado pela São Paulo Turismo, o Anhembi é considerado o maior complexo de eventos da América do Sul. Abriga vários espaços, como o Palácio das Convenções, inaugurado em 1972, com cinco auditórios, quatro salas e cinco halls. Neste mesmo ano foram iniciadas as obras de um hotel que seria o maior do Brasil, interrompidas em 1974 por dificuldades financeiras. As obras só foram retomadas 30 anos depois e hotel foi finalmente inaugurado em 2004. Nesse tempo o prédio ficou conhecido como 'o esqueleto de concreto no Anhembi'.

Outro espaço que integra o complexo é o auditório Elis Regina, aberto em 1985, para apresentações de música, congressos, formaturas e outros eventos. Tem capacidade para mil pessoas e um palco de 92 m2. Já o Sambódromo paulistano, com projeto assinado pelo escritório do arquiteto Oscar Niemeyer foi inaugurado em 1991.

Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209

Páginas selecionadas pelo Editor

Viu essa página?

John Kennedy assassinado

Há 55 anos, presidente dos EUA era baleado no Texas John Kennedy assassinado

Veja a edição completa de 23/11/1963

Tópicos
ver todos