Busca
Busca por data

Bixiga

Tradicional bairro italiano

26 de novembro de 2012 | 15h 52

Reduto de italianos no começo do século 20, em especial os provenientes da Calábria, o Bixiga é um dos bairros mais tradicionais da cidade de São Paulo, apesar de não ser considerado oficialmente um. A região na verdade íntegra a Bela Vista, e não tem uma demarcação exata. Até 1870 foi o local era uma chácara, pertencente a Antônio José Leite Braga, apelidado de Bexiga.

Após o loteamento e os preços populares dos terrenos, uma grande quantidade de imigrantes italianos que desembarcavam na cidade foram atraídos para lá. Em seguida tornou-se um reduto da boêmia paulista, recebendo diversos teatros (como o Oficina, Maria della Costa e o Sérgio Cardoso). Na música a região foi tema recorrente da obra de Adoniran Barbosa.

É reduto da famosa escola de samba Vai-Vai e conhecido por suas famosas cantinas. Outras atrações são a festa de Nossa Senhora Achiropita, onde são consumidos toneladas de macarrão preparados pelas "mammas" e o gigantesco bolo servido em comemoração ao aniversário da cidade, sempre no dia 25 de janeiro.

Endereço: Bairro da Bela Vista

Páginas selecionadas pelo Editor

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos