ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Butantan

Centro de pesquisa biomédica

26 de novembro de 2012 | 15h 53

O Instituto Butantan foi criado em 1898 pelo médico e sanitarista Vital Brazil, com ajuda do governo paulista. O intuito era criar um centro de produção de soro para evitar que um surto epidêmico de peste bubônica que ocorria no Porto de Santos se alastrasse para capital. O local escolhido foi a Fazenda Butantan, às margens do Rio Pinheiros. Inicialmente o instituto se chamava Instituto Serunterápico do Estado de São Paulo, mudando de nome em 1925.

A produção de soro antipestoso e antiofídico começou em 1901, mesmo ano em que foi considerado uma instituição autônoma. Com aumento de prestígio se tornando uma das principais referências na pesquisa teve um aumento substancial de verba, permitindo a construção do prédio principal que abrigou os laboratórios.

Sofreu um incêndio em 2010 que destruiu parte de sua coleção de répteis e aracnídeos. Hoje além de centro de pesquisa e de um dos maiores produtores de vacinas e soros do mundo, o Instituto Butantan é um importante ponto turístico de São Paulo por causa de seu museu onde estão expostos vários animais peçonhentos.

Endereço: Av. Vital Brasil, 1500

Páginas selecionadas pelo Editor

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos