ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Casa do Bandeirista

Residência do século XVIII

28 de novembro de 2012 | 15h 24

Um dos raros exemplares da arquitetura rural do ciclo bandeirista, a Casa do Bandeirista está localizada na entre a Avenida Brigadeiro Faria Lima e a Rua Iguatemi, no bairro do Itaim Bibi, zona sul da capital paulista.

Tombada como patrimônio histórico da cidade de São Paulo, era conhecida como sitio Itaim e sua trajetória esta diretamente ligada ao bairro. Foi erguida possivelmente no final do século 18, e teve quatro donos antes de ser comprada pelo general Vieira Couto de Magalhães que arrematou terras ao redor para formar um sítio. Sem filhos deixou o terreno para o sobrinho, Leopoldo Couto, cujo apelido era Bibi, e que posteriormente iria compor o nome da região.

A propriedade, com mais de 200 mil metros quadrados acabou sendo loteada por Bibi. Entre 1918 e 1921 a casa foi alugada para religiosos. Em 1927, Basílio Machado criou ali o Sanatório Bela Vista, que funcionou até 1980. A casa, bastante degradada, foi restaurada junto com a construção de um prédio de luxo, que hoje divide terreno com a centenária propriedade.

Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3523

Páginas selecionadas pelo Editor

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos