ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Catedral da Sé

Catedral metropolitana

28 de novembro de 2012 | 15h 27

A Catedral Metropolitana de São Paulo ou Catedral da Sé, localiza-se na praça de mesmo nome, no marco zero da cidade de São Paulo. Sua construção teve início em 1919 mediante um projeto do professor de Arquitetura da Escola Politécnica, Maximilian Emil Hehl, a pedido do então Arcebispo Dom Duarte Leopoldo e Silva.

Considerada hoje uma das maiores catedrais em estilo neogótico do mundo teve sua inauguração em 1954, por Dom Carlos Carmelo de Vasconcellos Motta, como parte das comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo.

O primeiro templo construído no local, entretanto, é bem mais antigo. Oficialmente data de 1612 como Igreja da Matriz, da então Vila de São Paulo. A sede do poder eclesiástico na capital foi demolida no século XVIII para dar lugar a uma obra maior, já que a vila havia sido elevada à cidade.

No começo do século XXI, a Catedral passou por uma grande reforma para preservação e ficou fechada por três anos. Em horários específicos é possível fazer uma visita guiada e conhecer a cripta, localizada no subsolo, sob o altar-mor.

Endereço: Praça da Sé, s/nº

Páginas selecionadas pelo Editor

Viu essa página?

Capas históricas: 11 de setembro

Pesquise e acesse todas as edições do jornal Capas históricas: 11 de setembro

Veja a edição completa de 12/11/2001

Tópicos
ver todos