Cemitério da Consolação
Cemitério mais antigo da cidade
28 de novembro de 2012 | 19h 11Cemitério Consolação
100 Lugares


Enterro do escritor Oswald de Andrade em 1954. O poeta é um dos nomes famosos que tem no Cemitério da Consolação sua última morada.
Arquivo/AEO Cemitério da Consolação é a necrópole mais antiga em funcionamento na cidade de São Paulo. O resultado de sua construção veio da necessidade de retirar das igrejas e dos arredores da cidade os locais de sepultamento devido a questões sanitárias. Inaugurado em 15 de agosto de 1858, serviu inicialmente à elite cafeeira e industrial, que detinha o poder econômico na capital paulista.
Por se tratar de jazigos pertencentes a famílias tradicionais o local acabou ganhando inúmeros mausoléus assinados por grandes personalidades, como Victor Brecheret e o arquiteto Ramos de Azevedo (que está enterrado no local).
Atualmente o cemitério faz visitas guiadas para turistas, que desejam ver as obras de arte e conhecer a morada final de grandes nomes da história brasileira como os escritores Monteiro Lobato, Mário de Andrade, o mecenas Francisco Matarazzo, os presidentes da república Campos Salles e Washington Luiz além da amante do imperador D. Pedro I, a Marquesa de Santos.
Endereço: Rua da Consolação, 1660