Busca
Busca por data

Estação da Luz

Estação de trem

28 de novembro de 2012 | 15h 31

O atual prédio da Estação da Luz, cujo projeto arquitetônico é do inglês Charles Henry Drives, foi erguido entre os anos de 1895 e 1901. De inspiração inglesa, em especial no Big Ben e na Abadia de Westminster, teve sua estrutura de ferro trazida da Inglaterra.

A construção se deve à São Paulo Railway, empresa sediada em Londres responsável por erguer o primeiro trecho ferroviário de São Paulo, ligando o porto de Santos a cidade de Jundiaí.

A primeira estação na Luz era singela, erguida junto com a ferrovia, em 1865. Reconstruída na década de 1870 foi aos poucos se tornando obsoleta diante do crescente no número de cargas e de passageiros, que tinham como destino a cidade de São Paulo.

Em 1946 um incêndio de grandes proporções fez o local passar por uma grande reconstrução, mas mantendo as características do começo do século. De grande importância histórica para a cidade o local ainda funciona como ponto de integração entre os trens da CPTM e do Metrô e abriga o Museu da Língua Portuguesa.

Endereço: Praça da Luz, nº 1

Páginas selecionadas pelo Editor

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos