ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Guarulhos

O maior aeroporto do Brasil

28 de novembro de 2012 | 15h 33

O Aeroporto Internacional de Guarulhos – André Franco Montoro  é conhecido também como Cumbica (nuvem baixa ou nevoeiro em Tupi) em referência à fazenda de mesmo nome que pertencia às famílias Samuel Ribeiro e Guinle até 1940, quando doaram as terras para o governo com a exigência que ali fosse construída uma base aérea. Surgiu, então, no ano seguinte então a Base Aérea de São Paulo.

A necessidade de um aeroporto maior não só para receber a demanda da capital paulista, mas do Brasil, era antiga. As primeiras conversas sobre a construção de um novo terminal aconteceram no final dos anos 40, quando o Congonhas, então o maior aeroporto brasileiro, já operava acima do limite.

O aeroporto, local fundamental para a economia de Guarulhos, causou polêmica na época por causa das desapropriações. Em 1979 o jornal Estado de São Paulo estampou: “Guarulhos mobiliza-se contra o aeroporto”. O local foi escolhido justamente por sediar a base aérea, após estudos que indicavam conveniente unir a aviação civil com a militar. O prefeito da cidade no começo dos anos 70, Néfi Tales, se elegeu defendendo propostas contra a construção de Cumbica.  Inaugurado em 20 de janeiro de 1985, como Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos teve seu nome mudado para o atual em 2000.

Endereço: Rodovia Hélio Smidt

Páginas selecionadas pelo Editor

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos