ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Hospital das Clínicas

Instituição médica

28 de novembro de 2012 | 15h 36

O Hospital das Clínicas foi inaugurado em 19 de abril de 1954, como homenagem do então interventor federal em São Paulo, Fernando Costa, ao aniversário do presidente, Getúlio Vargas. A criação de um hospítal-escola era uma reivindicação antiga dos diretores, professores e alunos de medicina da cidade.

Apesar de sua pedra fundamental ter sido lançada em 10 de outubro de 1938, por Adhemar de Barros, o projeto do hospital é da década de 20 quando foi feita a parceria entre a Faculdade de Medicina de São Paulo com a Fundação Rockefeller prevendo a construção de um grande hospital-escola. Até então os residentes eram treinados na Santa Casa de Misericórdia.

Desde sua inauguração, o Complexo Hospital das Clínicas da FMUSP é considerado um dos mais importantes pólos brasileiros de disseminação de informações técnico-científicas. Com área construída em 378 mil m² conta com 2.000 leitos e 15 mil profissionais nas mais diversas profissões. É formado por sete Institutos, dois hospitais auxiliares, laboratórios de investigação médica e demais áreas de apoio como o prédio da pdministração, centro de convenções Rebouças e a Escola de Educação Permanente.

Endereço: Avenida Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, 255

Páginas selecionadas pelo Editor

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos