ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

MAC - Museu de Arte Contemporânea

Acervo de arte do século 20 da Universidade de São Paulo

28 de novembro de 2012 | 15h 42

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) ganhou em 2012 uma nova sede no prédio onde funcionou por meio século o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), na avenida Pedro Álvares Cabral. As outras unidades estão na Cidade Universitária e no Parque do Ibirapuera.

A estrutura do prédio criado pelo arquiteto Oscar Niemayer nos anos 1950 foi toda reformada. Foram construídos dois edifícios anexos, totalizando uma área de 30 mil metros quadrados de arte que hoje abriga o acervo, além de salas especiais para receber exposições e promover cursos, palestras, entre outros eventos culturais.

Acervo. O Museu de Arte Contemporânea foi criado em 1963 pelo desejo do patriarca e fundador da Bienal, Ceccillo Matarazzo. É uma instituição ligada a pesquisa e à extensão universitária e voltado à produção artística nacional e estrangeira. O acervo conta com obras de Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Matisse, Kandinsky, Alexander Calder, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Lygia Clark, além de uma coleção de arte italiana do começo do século 20. Também ingressaram à coleção do museu obras de Henry Moore, Cildo Meireles, Joseph Beuys, Leda Catunda, Rosângela Rennó, Jonathas de Andrade e vários outros artistas brasileiros e internacionais.

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301

Páginas selecionadas pelo Editor

Viu essa página?

1º Título da França

Franceses venceram Copa de 1998 1º Título da França

Veja a edição completa de 13/7/1998

Tópicos
ver todos