MAM - Museu de Arte Moderna
Museu fundado em 1948
28 de novembro de 2012 | 15h 42MAM
100 Lugares


Visitantes passam pela Marquise do Ibirapuera, em frente à escultura "Aranha" (1996), de autoria da artista plástica Louise Bourgeois, parte do acervo do MAM (Museu de Arte Moderna)
Marcos Mendes/EstadãoFundado por Francisco Matarazzo Sobrinho, o Ciccillo Matarazzo, em 1948, está localizado sob a marquise do Parque Ibirapuera, em São Paulo. É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo a divulgação da arte moderna e contemporânea.
O MAM ganhou enorme projeção por suas importantes iniciativas voltadas à difusão da arte, entre elas a criação da Bienal Internacional de São Paulo. Sucessivas crises institucionais e dificuldades financeiras levaram ao rompimento do fundador com o conselho diretor, resultando na sua extinção temporária e doação de todo o seu patrimônio à Universidade de São Paulo. Após isto passou por um processo de reestruturação.
O acervo conta hoje com mais de 5.000 peças, a maioria produzida por artistas brasileiros ativos, a partir da década de 1960. Possuí ainda uma das maiores bibliotecas especializadas em arte da cidade de São Paulo, com mais de 60.000 volumes.
Endereço: Parque do Ibirapuera