ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

MASP - Museu de Arte de São Paulo

O mais importante museu da América Latina

28 de novembro de 2012 | 15h 43
O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), localizado atualmente na Avenida Paulista, abriu suas portas, em local provisório no dia 2 de outubro de 1947, na Rua 7 de Abril, na região central da capital paulista, então sede dos Diários e Emissoras Associados. A sede pertencia a um dos principais mentores do empreendimento, o empresário Assis Chateaubriand, que idealizou e criou o MASP junto com o italiano Pietro Maria Bardi, jornalista e crítico de arte que selecionou pessoalmente as primeiras obras do acervo.

A criação do museu foi decidida durante um almoço em Copacabana, no Rio, na casa de Chateaubriand. A sede atual, com visual futurista que se tornou um marco da cidade,foi projetada por Lina Bo Bardi e inaugurado em 1968, após 12 anos de construção. O vão livre surgiu por uma exigência do antigo dono que doou o terreno para a prefeitura:a vista para o Centro da cidade e para a Serra da Cantareira teria de ser preservada.

As colunas vermelhas, apesar de constarem no projeto original, surgiram apenas nos anos 90, após uma parceria com uma empresa de tintas. O MASP é considerado o mais museu mais importante da América Latina. Seu acervo é composto por cerca 8 mil peças que abrangem o século 4 a.C. aos dias de hoje.

Endereço: Avenida Paulista, 1578

Páginas selecionadas pelo Editor

Viu essa página?

Capas históricas: 11 de setembro

Pesquise e acesse todas as edições do jornal Capas históricas: 11 de setembro

Veja a edição completa de 12/11/2001

Tópicos
ver todos