ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Memorial do Imigrante

Museu da imigração e migração

28 de novembro de 2012 | 15h 45

É um dos mais renomados pontos turísticos e culturais de São Paulo estando situado no mesmo local onde em 1883, se instalou a sede da extinta Hospedaria dos Imigrantes, no bairro da Moóca, zona leste da capital. Iniciativa tomada na época exatamente para atender ao grande número de estrangeiros que chegavam na época em São Paulo. Na década de 1950 também abrigou os migrantes nordestinos que fugidos da seca procuravam trabalho na cidade.

Uma parte do prédio histórico ainda hoje cumpre sua função inicial, sendo esta administrada pela casa “Arsenal da Esperança”. O local, no entanto não mais recebe imigrantes nem migrantes, apenas moradores de rua.

Além de abrigar todo o acervo histórico da hospedaria possuí também algumas salas temáticas e uma base de dados onde é possível localizar a chegada dos imigrantes. O local também oferece aos visitantes um passeio de Maria Fumaça, especialmente restaurada com o intuito de mostrar aos visitantes como era o transporte público e as viagens da época. Atualmente encotra-se fechado para o restauro do prédio.

Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316

Páginas selecionadas pelo Editor

Viu essa página?

1º Título da França

Franceses venceram Copa de 1998 1º Título da França

Veja a edição completa de 13/7/1998

Tópicos
ver todos