ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Mercado Municipal

Centro comercial

28 de novembro de 2012 | 15h 50

Localizado às margens do Rio Tamanduateí, o Mercado Municipal de São Paulo, popular Mercadão, foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933. Projetado pelo escritório do arquiteto Francisco Ramos de Azevedo, começou a ser construído em 14 de abril de 1926.

Após a morte de Ramos de Azevedo quem continuou a obra foi o escritório Severo & Villares. A demora se deu as dificuldades financeiras e políticas, sendo que o canteiro de obras chegou a ser usado como acampamento militar (possivelmente durante a revolução de 1932). Os 32 painéis subdivididos em 72 vitrais, uma das atrações do Mercadão, foram feitos pelo artista russo Conrado Sorgenicht Filho, que também trabalhou na Catedral da Sé.

O mercado faz parte do roteiro gastronômico da cidade. Dentro dele é possível encontrar carnes, peixes, legumes, verduras, frutas e especiarias, além de provar dois famosos quitutes de São Paulo, o sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau. Ao todo são 290 boxes que movimentam 350 toneladas de alimentos diariamente.

Endereço: Rua da Cantareira, 306

Páginas selecionadas pelo Editor

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos