Minhocão
Elevado João Goulart
28 de novembro de 2012 | 16h 00Minhocão
100 Lugares


Minhocão recebendo últimos retoques antes da inauguração, em 20 de janeiro de 1971.
Rolando/Estadão1/5
Minhocão recebendo últimos retoques antes da inauguração, em 20 de janeiro de 1971.
Rolando/Estadão
Público conhece o Minhocão durante sua inauguração, em 24 de janeiro de 1971.
Rolando/Estadão
Pouco tempo após a inauguração, congestionamentos eram frequentes nos horários de pico.
Guy/Estadão
Uma das críticas ao Minhocão era a invasão a privacidade das pessoas que moram em volta. A distância média do elevado para as janelas chega a 5m em alguns trechos.
Luiz Prado/Estadão
Elevado passou a ter o horário de funcionamento restrito durante gestão de Luiza Erundina na Prefeitura.
Arivaldo Vicentini/Estadão
O Minhocão desde o início sempre foi bastante criticado, tanto por ter causado uma grande desvalorização da região, quanto por não ser uma solução para o trânsito de São Paulo, ligando “um congestionamento a outro”. No primeiro dia aberto, já teve um grande engarrafamento, fato que acontece até hoje.
No ano de 1976 o Minhocão passou a ser interditado à noite, medida adotada para evitar os acidentes noturnos, que se tornavam rotina, e para a diminuição do barulho na região. Em novembro de 1989, a então prefeita Luiza Erundina determinou que o elevado fosse interditado das 21h30 às 6h30. Aos domingos e feriados quando está fechado para o trânsito, o elevado é ocupado pelo paulistanos como área de lazer. Em 2017 o horário do fechamento do elevado se estendeu para todo o sábado e o fechamento durante os dias da semana foi ampliado para às 20h e reabertura às 7h. Em 2016, o elevado teve seu nome orginal trocado. Passou de Elevado Costa e Silva para Elevado João Goulart. A troca do nome faz parte do programa Ruas de Memória, que altera o nome de ruas, pontes, praças e viadutos de São Paulo relacionados à ditadura militar (1964-1985).
Em 2019, após discussão se o viaduto seria demolido ou não, a prefeitura resolveu fechá-lo ao trânsito e transformá-lo em parque. A inauguração da primeira parte do parque está prevista para 2020.
Endereço: Região central à zona oeste