ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Minhocão

Elevado João Goulart

28 de novembro de 2012 | 16h 00
Conhecido popularmente como Minhocão, o elevado foi inaugurado em janeiro de 1971 após um tempo de construção recorde para uma obra tão grande: um ano e dois meses. Ligando a Praça Roosevelt no centro à região de Perdizes, na zona oeste da cidade, teve o projeto idealizado por Faria Lima e concretizado no mandato de Paulo Maluf, na prefeitura.

O Minhocão desde o início sempre foi bastante criticado, tanto por ter causado uma grande desvalorização da região, quanto por não ser uma solução para o trânsito de São Paulo, ligando “um congestionamento a outro”. No primeiro dia aberto, já teve um grande engarrafamento, fato que acontece até hoje.

No ano de 1976 o Minhocão passou a ser interditado à noite, medida adotada para evitar os acidentes noturnos, que se tornavam rotina, e para a diminuição do barulho na região. Em novembro de 1989, a então prefeita Luiza Erundina determinou que o elevado fosse interditado das 21h30 às 6h30. Aos domingos e feriados quando está fechado para o trânsito, o elevado é ocupado pelo paulistanos como área de lazer. Em 2017 o horário do fechamento do elevado se estendeu para todo o sábado e o fechamento durante os dias da semana foi ampliado para às 20h e reabertura às 7h. Em 2016, o elevado teve seu nome orginal trocado. Passou de Elevado Costa e Silva para Elevado João Goulart. A troca do nome faz parte do programa Ruas de Memória, que altera o nome de ruas, pontes, praças e viadutos de São Paulo relacionados à ditadura militar (1964-1985).

Em 2019, após discussão se o viaduto seria demolido ou não, a prefeitura resolveu fechá-lo ao trânsito e transformá-lo em parque. A inauguração da primeira parte do parque está prevista para 2020. 

Endereço: Região central à zona oeste

Páginas selecionadas pelo Editor

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos