Museu da Caixa
Centro cultural e museu
28 de novembro de 2012 | 16h 04Museu da Caixa
100 Lugares


Prédio da Caixa Econômica Federal recém concluído em abril de 1940.
Marco Barbosa/ Estadão1/5
Prédio da Caixa Econômica Federal recém concluído em abril de 1940.
Marco Barbosa/ Estadão
Prédio da Caixa Econômica Federal, sede do Museu da Caixa.
Mônica Zarattini/ Estadão
Parte do acervo a óleo da Caixa Econômica Federal.
Caio Guatelli/ Estadão
Sala do Penhor do Museu da Caixa. O Museu foi inaugurado no final da década de 1980.
Marisa Rangel/Estadão
Sala da Presidência do Museu da Caixa. No local estão expostos mobiliário e equipamentos de agências bancárias de diferentes períodos.
Marisa Rangel/Estadão
Inaugurado no final da década de 1980, o Museu da Caixa Econômica Federal está localizado no 6º andar do imponente edifício da Caixa Econômica na praça da sé. O prédio data de 29 de agosto de 1939 e foi inaugurado pelo então presidente do Brasil, Getúlio Vargas para ser a sede do banco na capital paulista.
Além de abrigar exposições, no espaço estão expostos mobiliários e equipamentos de agências bancárias de diferentes períodos. Possui também uma biblioteca com mais 40 mil documentos, entre eles raridades como o primeiro catalogo de obras do Museu de Arte de São Paulo (Masp), que foi financiado pela Caixa Econômica. No mesmo andar do prédio há uma sala para realização de oficinas e um auditório. Outra atração do prédio está logo na entrada com as galerias Florisbela de Araújo Rodrigues e D. Pedro II, além de um salão onde ocorrem eventos. No mesmo prédio funcionam também áreas administrativas da Caixa e a agência bancária.
Endereço: Praça da Sé, 111