ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Museu da Língua Portuguesa

Museu interativo e multimídia

28 de novembro de 2012 | 16h 07

Fruto de uma parceria entre a Secretaria da Cultura de São Paulo, Fundação Roberto Marinho e da iniciativa privada, o Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado oficialmente no dia 20 de março e abriu suas portas para o público no dia 21 de março de 2006.

Localizado dentro da Estação da Luz, teve seu projeto avaliado em R$ 37 milhões e apresenta em três andares uma exposição interativa usando a tecnologia para apresentar o idioma português, montada por um grupo de sociólogos, museólogos, especialistas em língua portuguesa e artistas. O espaço utilizada o audiovisual para apresentar para os visitantes diversas facetas do português, passando desde o pavimento terréo com a "Árvore da Língua", onde as origens de diversas palavras são apresentadas e vistas por um elevador panorâmico, até um planetário, onde a literatura brasileira é mostrada por meio de projeções.

Incêndio. Na tarde do dia 21 de dezembro de 2015 o museu foi completamente destruído por um incêndio de grandes proporções. Graças à sua concepção, com o uso intensivo de mídias eletrônicas em vez de documentos físicos, o acervo do museu está preservado. Será necessário instalar novos projetores, computadores e outros equipamentos, bem como reconstruir as instalações atingidas pelo fogo. As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas. Não há previsão de quando serão iniciadas obras para recuperação do Museu da Língua Portuguesa.

Endereço: Praça da Luz, s/nº

Páginas selecionadas pelo Editor

PÁGINAS HISTÓRICAS

Proclamação da República

Veja essa e outras capas que marcaram época Proclamação da República

Acervo Estadão

Tópicos
ver todos