ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Pacaembu

Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho

28 de novembro de 2012 | 16h 12

Nomeado inicialmente como Estádio Municipal de São Paulo, o popular Pacaembu foi criado devido a necessidade da capital paulista em ter um grande estádio de futebol. O terreno foi doado pela empresa de loteamento Cia City, na expectativa de que o centro esportivo fosse um atrativo para seus investimentos na região. As obras de construção tiveram início em 29 de novembro de 1936, durante a gestão do prefeito Fábio Prado e sofreu modificações em 1937, quando o interventor do Estado Novo, Prestes Maia, assumiu o comando de São Paulo.

Foi inaugurado oficialmente em 27 de abril de 1940 como o maior estádio da América do Sul (perdendo o posto dez anos depois, para o Maracanã, no Rio de Janeiro). Posteriormente teve o nome mudado para Paulo Machado de Carvalho, em homenagem ao chefe da delegação brasileira na Copa de 1958.

Patrimônio histórico de São Paulo, a última grande mudança estrutural ocorreu na década de 70, com a construção do Tobogã. Hoje também abriga o Museu do Futebol, uma loja de artigos esportivos e um bar.

Endereço: Praça Charles Miller, s/nº

Páginas selecionadas pelo Editor

Viu essa página?

Alemanha 7 x 1 Brasil

A maior derrota da seleção brasileira Alemanha 7 x 1 Brasil

Veja a edição completa de 09/7/2014

Tópicos
ver todos