ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Parque Antártica - Allianz Parque

Estádio do Palmeiras

28 de novembro de 2012 | 16h 14

O Palmeiras inaugurou a nova arena Allianz Parque em 2014. Até então o nome do estádio era Palestra Itália, ou Parque Antártica, como era popularmente conhecido. Antes de pertencer à Sociedade Esportiva Palmeiras, o local abrigava uma área de lazer para os funcionários da Companhia Antártica Paulista, indústria instalada em 1886 na Água Branca para o preparo de presuntos, conservação de carnes e outros produtos derivados do porco.

Com 300 mil metros quadrados havia espaço para festas, bailes e a prática esportiva. Ali surgiram os primeiros campos de futebol da cidade de São Paulo, fato que interessou a um dos times pioneiros do Brasil, o Germânia. Foi neste cenário que em 1902 começou o primeiro campeonato de futebol do país, o Paulista, com a vitória do Mackenzie sobre os donos da casa.

Somente em 1917 é que o Palestra Itália passaria a ser o mandante, quando o clube alemão diminuiu suas atividades. Três anos depois os italianos, com ajuda da família Matarazzo, compram o local. O primeiro jogo como proprietário foi uma vitória por 7 a 0 sobre o Mackenzie. Em 1920, o Palestra Itália, com o apoio da Companhia Matarazzo, comprou o campo de futebol e grande parte do terreno do Parque da Antarctica. O Stadium Palestra Itália foi inaugurado em 13 de agosto de 1933 com um jogo contra o Bangu que terminou com placar de 6 a 0 para o Palmeiras.

O estádio foi reformado diversas vezes, especialmente no final da década 1950 (reaberto em 1964), quando ganhou a alcunha de “jardim suspenso”. Em julho de 2009, deixou de receber partidas de futebol e demais eventos, em virtude do início das reformas para transformar o local em uma arena multiuso, batizada de Allianz Parque. O novo estádio, mais versátil e confortável, é considerado um dos mais modernos do mundo com capacidade para 43 mil pessoas.

Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 1705

Páginas selecionadas pelo Editor

Viu essa página?

Capas históricas: 11 de setembro

Pesquise e acesse todas as edições do jornal Capas históricas: 11 de setembro

Veja a edição completa de 12/11/2001

Tópicos
ver todos