ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Pinacoteca

Museu

28 de novembro de 2012 | 16h 22
Primeiro museu de arte da capital paulista, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, localizada no Jardim da Luz, na região central da cidade, foi inaugurado em 1905. O acervo original contava com 26 obras de artistas como Oscar Pereira da Silva e Almeida Júnior, que estavam no Museu Paulista, hoje conhecido por Museu do Ipiranga.

O edifício da Pinacoteca foi construído pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo para abrigar o Liceu de Artes e Ofício sendo construído entre 1897 a 1900. O local só foi aberto ao público em 1911 com a Primeira Exposição Brasileira de Belas Artes.

O prédio também foi sede da Faculdade de Belas Artes até 1989. Na década de 90 a Pinacoteca passou por uma ampla reforma sob o comando do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Hoje está ligada à Secretaria de Estado da Cultura e possuiu em seu acervo cerca de nove mil obras, a grande maioria ligada a arte contemporânea brasileira. Em 26 de janeiro de 2016 a instituição ganhou um novo nome e uma nova identidade visual, passou a se chamar Pina_.

Endereço: Praça da Luz, 2

Páginas selecionadas pelo Editor

FOTOS HISTÓRICAS

Leila Diniz e amigas em 1967

Veja essa e outras imagens que marcaram época Leila Diniz e amigas em 1967

Foto: Ywane Yamazaki/Estadão

Tópicos
ver todos