Praça da República
Antigo palco de touradas
28 de novembro de 2012 | 16h 22Praça da República
100 Lugares


Praça da República em 1890. Até 1850 era conhecida como "Campo dos Curros", devido as touradas realizadas no local.
Guilherme Gaensly/EstadãoSituada no coração da cidade de São Paulo, é um dos pontos mais movimentados da capital. Era conhecida em 1850 como “Campos dos Curros” por ter sido originalmente o local onde eram organizados os “circos de touros” ou touradas, aos domingos além de outros atividades que faziam do local um ponto de entretenimento reunindo a boêmia paulistana da época.
No dia 28 de novembro de 1865, por iniciativa do vereador Malaquias Sales Guerra recebeu o nome de “Largo 7 de Abril”. Com o desenvolvimento do Morro do Chá a região ganhou mais importância, e com o advento da República ganhou a atual nomenclatura.
Em 17 de outubro do mesmo ano foi lançada a pedra fundamental da sede da Escola Normal, que viria a se chamar Instituto de Educação Caetano de Campos, que contribuiu para aumentar o movimento da praça. Palco de movimentações importantes como o movimento em 23 de maio que eclodiu a Revolução de 1932, a Praça da República teve altos e baixos.
Hoje tem como principal atração uma feira de artesanato.
Endereço: Centro