ir para o conteúdo
Busca
Busca por data

Praça do Patriarca

Homenagem a José Bonifácio

28 de novembro de 2012 | 16h 25

Nomeada em homenagem ao "Patriarca da Independência", José Bonifácio de Andrada e Silva, a Praça do Patriarca está situada no centro da cidade de São Paulo. Seu nome original era "Praça Patriarca José Bonifácio", mas em 1953 recebeu uma simplificação, passando a ter a nomenclatura atual.

Começou a ser construída em 1912, após um decreto municipal que declarava pública a área em frente a Igreja Santo Antônio. Doze anos depois, passaria a ter a cara atual, quando recebeu uma reforma e foi criada, efetivamente, a praça, com plano do urbanista francês Bouvard. Recebeu modificações também na gestão de Prestes Maia (com a construção de uma passagem ligando a Praça ao Vale do Anhangabaú) e Marta Suplicy (com a remoção dos pontos de ônibus e a construção de um portal).

Ao redor da praça, estão edifícios importantes da história da capital, como a sede da Prefeitura de São Paulo (instalada no Edifício Matarazzo), o Othon Palace Hotel (um dos mais famosos hotéis do centro histórico e que encerrou suas atividades em 2008) e a própria Igreja de Santo Antônio, uma das mais antigas da cidade.

Endereço: Centro - Praça do Patriarca

Páginas selecionadas pelo Editor

Viu essa página?

Anúncio de lança-perfume em 1929

Entorpecente era permitido e sucesso no carnaval Anúncio de lança-perfume em 1929

Veja a edição completa de 13/1/1929

Tópicos
ver todos