Praça do Patriarca
Homenagem a José Bonifácio
28 de novembro de 2012 | 16h 25Praça do Patriarca
100 Lugares


A Praça do Patriarca começou a ser construída em 1912, quando um decreto municipal declarou a área em frente a Igreja Santo Antônio de domínio público.
Mônica Zarattini/ EstadãoNomeada em homenagem ao "Patriarca da Independência", José Bonifácio de Andrada e Silva, a Praça do Patriarca está situada no centro da cidade de São Paulo. Seu nome original era "Praça Patriarca José Bonifácio", mas em 1953 recebeu uma simplificação, passando a ter a nomenclatura atual.
Começou a ser construída em 1912, após um decreto municipal que declarava pública a área em frente a Igreja Santo Antônio. Doze anos depois, passaria a ter a cara atual, quando recebeu uma reforma e foi criada, efetivamente, a praça, com plano do urbanista francês Bouvard. Recebeu modificações também na gestão de Prestes Maia (com a construção de uma passagem ligando a Praça ao Vale do Anhangabaú) e Marta Suplicy (com a remoção dos pontos de ônibus e a construção de um portal).
Ao redor da praça, estão edifícios importantes da história da capital, como a sede da Prefeitura de São Paulo (instalada no Edifício Matarazzo), o Othon Palace Hotel (um dos mais famosos hotéis do centro histórico e que encerrou suas atividades em 2008) e a própria Igreja de Santo Antônio, uma das mais antigas da cidade.
Endereço: Centro - Praça do Patriarca