Praça Roosevelt
Espaço de cultura e lazer
28 de novembro de 2012 | 16h 25Praça Roosevelt
100 Lugares


Vista da Praça Roosevelt, no centro de São Paulo, na década de 50. Local era utilizado como estacionamento.
Arquivo/Estadão1/5
Vista da Praça Roosevelt, no centro de São Paulo, na década de 50. Local era utilizado como estacionamento.
Arquivo/Estadão
A Praça Roosevelt, onde se localiza a Igreja da Consolação, foi inaugurada oficialmente em 25 de janeiro de 1970 pelo então presidente da República, Emílio Garrastazu Medici.
Arquivo/Estadão
Vista aérea da Praça Roosevelt em 24 de janeiro de 1970, tendo do seu lado esquerdo a Igreja da Consolação, na região central da cidade de São Paulo.
Arquivo/Estadão
O terreno da Praça Roosevelt pertencia originalmente a Dona Veridana Prado, aristocrata paulista que possuía um casarão no local.
Ricardo Lisboa/Estadão
Praça Roosevelt na década de 80. O local ficou conhecido pelos teatros que existem nas imediações.
Rolando/Estadão
No século 19, o terreno pertencia à Dona Veridiana Prado, aristocrata paulista que possuía um casarão no local. Posteriormente ela se mudou para a região de Higienópolis. Com a construção da Igreja da Consolação em 1959, o espaço passou a ser usado como estacionamento e feiras livres.
O projeto da praça começou a ser feito em 1960, com Faria Lima na prefeitura. Muito criticado, a obra era considerada elitista e pouco parecida com o que uma praça deveria ser. Degradada nos anos seguintes tornou-se um abrigo a céu aberto para usuários de drogas, até a chegada de diversos grupos de teatro ao local. Depois de dois anos de reforma a Praça Roosevelt foi entregue à cidade em setembro de 2009.
Endereço: Centro - Praça Roosevelt